(ENEM 2011) VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A OMISSÃO.

Por Helder Moura.

Você já parou pra pensar como vive uma família vítima de agressão dentro do próprio lar? Com medo e esperança, ao mesmo tempo. Temem novas agressões, porém dormem com a expectativa que aquela foi a última vez. Acreditam que o agressor irá mudar, entretanto passam dias ou talvez anos e a realidade continua.

Essa atitude por parte da vítima acaba por contribuir com a impunidade, que estimula novas agressões tornando isso um ciclo. Recentemente projetos e leis foram discutidos no Congresso Nacional com o intuito de favorecer as vítimas, alguns deles foram concretizados como, a lei Maria da Penha, que foi baseada na história de vida de uma cidadã brasileira que sofreu durante anos com a violência do próprio marido, mas que um dia resolveu denunciar o abuso que vinha sofrendo. Constantemente aparece na mídia casos de violências domésticas que evoluíram para assassinatos a maioria das vezes é sofrida por esposas ou companheiras.

Está na hora de dar um basta nessa barbárie e deve-se começar dentro da própria casa com quem sofreu a violência e pode ser feito denunciando a exemplo da atitude tomada pela cidadã Maria da Penha, que resultou em benefícios para outras vítimas. Pode também haver um envolvimento da comunidade como já está sendo feito em alguns lugares, por exemplo, o acionamento de apitos quando algum morador está sendo agredido. Acabar com a omissão pode ser um importante passo para frear a violência dentro de casa.

Acesse minha página:

www.universodoacademico.com.br

Obs: Estou escrevendo possíveis temas para o ENEM 2011, por favor deixe um comentário, pois será de grande proveito pra mim, abçs.

Helder Moura
Enviado por Helder Moura em 09/06/2011
Reeditado em 14/02/2012
Código do texto: T3023440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.