Obesidade
A tecnologia levou a produção em massa de biscoitos, refrigerantes, pães, sorvetes, doces e chocolates que superlotam as estantes dos supermercados. Os restaurantes “por quilo”, as lanchonetes e as cadeias de “fast-food” facilitaram a vida das pessoas, que deixaram de perder tempo cozinhando. Esses fatores somados prejudicaram e muito a vida do ser humano, que deixou de se alimentar saudavelmente, e, aos poucos, foi adquirindo uma dieta rica em carboidratos e gorduras.
A obesidade infantil vem crescendo assustadoramente e quase sempre deixa vestígios na fase adulta, pois poucas pessoas conseguem chegar ao peso ideal com o passar do tempo. Atividades de lazer, como assistir televisão, jogar “videojogos” e “navegar” na internet, são as principais causas determinantes no aumento do sedentarismo na infância e adolescência. Crianças obesas são alvos de brincadeiras e apelidos, fazendo-as isolarem-se do meio social, mexendo com seu emocional e psicológico, podendo adquirir traumas. Estas buscam refúgios na comida, principalmente no chocolate, que contém uma substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.
As campanhas publicitárias de alimentos faturam absurdamente: comerciais de cervejas mostrando diversão, salgadinhos com formatos de animais e chocolates com brinquedos, são exemplos de propagandas que alienam o público, fazendo-os comprarem tais alimentos, repletos de compostos artificiais, que fazem mal à saúde. Todos esses alimentos industrializados contêm substâncias que podem trazer danos ao corpo e provocar a obesidade que, por conseguinte, ocasiona problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, etc.
Em suma, a má alimentação e a falta de exercícios físicos, são as principais causas de peso demasiado. A priori, diminuir os carboidratos e as gorduras do cardápio de pessoas obesas seria o primeiro passo. Criar regras para limitar a publicidade de alimentos industrializados, divulgar programas sobre educação alimentar e implantar aparelhos de ginástica em várias praças das cidades para incentivar a prática de exercícios físicos, são sugestões que poderiam ajudar na luta contra a obesidade. Afinal, perder peso é lutar contra a natureza humana, segundo o Dr. Dráuzio Varella.