Meio ambiente
Quem não gosta de descansar na sombra de uma árvore? Principalmente
Com verões cada dez mais quentes? Entretanto, será que estamos preservando nossas árvores? E as prefeitura, qual é o seu papel em relação ao meio ambiente? Será que estamos plantando a idéia da sustentabilidade ambiental nas escolas?
Atualmente observa-se a degradação do meio ambiente, principalmente nos centros urbanos, onde existe maior acumulo de dejetos em virtude do crescimento desordenado da população. São milhares de pessoas que depositam toneladas de lixo diariamente nas áreas urbanas. As prefeituras também têm sua parcela de culpa nesse processo. Exemplo disso é quando não orienta sua população sobre a importância da coleta seletiva de lixo, ou como o lixo depositado nas ruas trás malefícios ao meio ambiente e ao próprio homem.
Alem disso, são poucas prefeituras que possuem usinas de lixos, ou até mesmo aterros sanitários. Dessa forma, muitas delas depositam seu lixo em terrenos baldios, muitas vezes próximos a áreas urbanas.
Outro fator importante é a fraca educação ambiental nas escolas, nas quais raramente o assunto é abordado com eficiência. Quando o mesmo é mencionado é de forma abstrata, isto é, longe da realidade do aluno.
Dadas circunstâncias, é imprescindível não jogar lixo nas ruas, separar lixo orgânico de lixo industrial, fazer uso da sacola retornável, entre outros. Só assim poderemos descansar à sombra de uma árvore com a consciência limpa.
Por: taiana oliveira dos santos
Revisão prof: Natal ribeiro