PROJETO LENDO E APRENDENDO- 2011
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA GABRIELA RAMOS DE OLIVEIRA.
TURNO: NOITE
PROJETO LENDO E APRENDENDO - 2011
Projeto destinado aos alunos, professores e toda comunidade do turno da noite da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profa. Maria Gabriela Ramos de Oliveira.
Belém/PA - 2011
1. Identificação
1.1. Título: Projeto lendo e aprendendo.
1.2. Autora: Evelise do Socorro Alves do Nascimento.
2. Apresentação
A criação dos espaços pedagógicos é uma alternativa para suprir as necessidades dos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública. Com o intuito de atender sua comunidade escolar, que é de certa forma carente, a Escola Maria Gabriela, há alguns anos, criou a “Sala de leitura Professor Farias” que atendia alunos e professores de um modo geral. A proposta de criação de projetos para as salas de leitura aperfeiçoou esse atendimento, pois professores em parceria com o corpo técnico elaboraram atividades específicas para cada turno. Este projeto tem como público alvo os alunos, professores e toda comunidade escolar do turno da noite, respeitando todas suas peculiaridades.
3. Justificativa
A grande maioria dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Gabriela Ramos de Oliveira, e em especial os do turno noturno, uma vez que fazem parte de uma faixa etária que abrange os que estão constituindo família, não dispõe de tempo nem de acervo adequado para leitura; e ainda, em caso de pesquisa ou de trabalhos escolares esses alunos procuram a biblioteca do Centur que fica bem distante da escola onde estudam.
A disponibilidade da sala de leitura e a orientação de um profissional para esses alunos são de extrema necessidade. Esses elementos proporcionarão um apoio nas suas atividades escolares, incentivarão o hábito da leitura, facilitarão o acesso às informações das diversas áreas do conhecimento necessárias para que se desenvolvam pessoal, intelectual e profissionalmente. É importante que a comunidade, principalmente o grupo de alunos mais jovens, seja orientada na escolha da leitura adequada às suas necessidades, entendendo o valor verdadeiro do ato de ler para seu desenvolvimento global.
É oportuno citar Lourenço Filho para que se entenda a importância do acesso aos livros e à orientação de leitura na escola para o desenvolvimento dos membros de uma comunidade escolar: “Ensino e biblioteca são instrumentos complementares e ensino e biblioteca não se excluem, completam-se. Uma escola sem uma biblioteca é um instrumento imperfeito. A biblioteca sem ensino, ou seja, sem a tentativa de estimular, coordenar e organizar a leitura será um instrumento vago e incerto”.
Assim sendo, a implantação do presente projeto torna-se importante no sentido de trazer alternativas que vão suprir os anseios do público alvo através de orientações e de atividades voltadas para a facilitação e incentivo à leitura num ambiente saudável e que lhe é de direito.
4. Objetivos
4.1. Geral: Facilitar o acesso, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando à formação de hábitos de leitura para melhorar o desenvolvimento global do aluno e de toda comunidade escolar.
4.2. Específicos:
• Disponibilizar o acervo da sala de leitura para alunos e toda comunidade escolar;
• Conscientizar a comunidade escolar da importância de ler para o desenvolvimento sociocultural;
• Oferecer, a título de empréstimo, as obras da sala de leitura;
• Estimular o desenvolvimento do hábito de leitura através de atividades dentro e fora da sala de leitura;
• Propor incentivo à leitura através de atividades diversificadas, despertando o senso crítico e criatividade do leitor;
• Proporcionar ao leitor produções de texto a partir das leituras feitas, como momento de prazer;
• Propor atividades que provoquem discussões de temas selecionados de acordo com as principais datas comemorativas de cada mês.
• Despertar o desejo de transformar a realidade por meio/ a partir da prática leitura e da escrita.
5. Metodologia
Após a divulgação da disponibilidade da sala de leitura para a comunidade escolar do turno da noite, espera-se que alunos de diferentes classes ou séries, professores ou servidores compareçam espontaneamente ao espaço pedagógico e participem das atividades propostas pelo profissional responsável ou proponham atividades.
As atividades desenvolvidas na sala de leitura, no geral, não serão direcionadas a uma determinada série ou classe; deverão atender leitores de qualquer classe ou nível escolar, simultaneamente, com divulgação prévia dessas atividades em local de fácil acesso da comunidade escolar.
No caso de atividades direcionadas a uma determinada classe ou série de estudo, aos professores ou aos servidores deverão envolver somente os membros do grupo selecionado. Tais atividades deverão ser agendadas previamente, ocupando horário vago de aulas ou horário de folga. O agendamento deverá ser divulgado com antecedência para que terceiros não interfiram nas atividades.
Professores acompanhando seus alunos poderão programar atividades a serem desenvolvidas na sala de leitura, nos horários normais de aula, com agendamento prévio.
6. Cronograma de atividades
ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS
1.Exibição de vídeos
Exibir em telão, repetidamente, 4 vídeos de curta duração, de 3 a 5 minutos cada ( 1 vídeo por semana) abordando o tema “importância da leitura” . Estimular o comentário ORAL do vídeo.
2.Empréstimos de obras
Ceder ao leitor, a título de empréstimo por 4 dias e com registro, uma obra do acervo. TODOS
3.Ao gosto do leitor
O leitor escolhe em todo acervo o que deseja ler. Pedir ao mesmo que justifique sua escolha.
4.Caça-palavras e palavras cruzadas
Disponibilizar revistas de caça-palavras e de palavras cruzadas para o leitor. Instigar os mesmos para que comentem sobre as palavras de uso raro e seus significados.
5.Dia de devolução
Receber os livros emprestados e registrar a devolução.
6.Na ponta da rima
Selecionar poemas com rimas. Fazer uma leitura dinâmica com a classe. Pedir que produzam quadras com rimas dentro dos temas: meio ambiente, ecologia, namorados e festa junina. Fazer leitura e exposição (no mural) dos textos produzidos.
7.Palavras em reflexão
Selecionar obras, textos, panfletos que abordem o tema meio ambiente. Pedir que os alunos leiam e depois escolham palavras para composição de um mural com o título “palavras em reflexão”
8.Varal do acróstico
Anotar no quadro as palavras sugeridas pelos leitores e que estejam relacionadas com os temas: saúde, pais e filhos, informática e combate ao fumo. Orientar sobre composição de acróstico e pedir que os leitores escolham uma palavra do quadro para produzirem um acróstico que irá para um varal em local de acesso a todos da comunidade escolar.
9.Leitura sugerida Deixar ao alcance do leitor a Declaração universal dos direitos humanos.
OBSERVAÇÕES:
1. Atividades paralelas às atividades propostas poderão ser desenvolvidas em qualquer período, como: atividades pedagógicas de classes acompanhadas pelos professores, atividades propostas pelo próprio leitor ou qualquer ou por membro da comunidade escolar, entre outras.
2. Além do acervo oficial da sala de leitura, o espaço disponibilizará fontes informacionais, como: jornais, revistas, gibis, receitas culinárias, manuais, bulas, filmes, documentários, cartazes, leis, códigos,etc.
3. O preenchimento do quadro de avaliação das atividades e registro de empréstimos e devoluções de obras ( folha modelo – anexo 3) constituem atividade/responsabilidade exclusiva do profissional responsável pela sala de leitura, apenas o registro de frequência diária será assinado pelo leitor .
4. A escolha dos temas para as atividades estão associados ao período de realização das mesmas, levando em consideração as datas comemorativas mais significativas de cada mês. Os temas apresentados no quadro acima são somente para ilustração da atividade.
7. Avaliação
As atividades executadas na sala de leitura serão avaliadas através da observação direta no que se refere à receptividade e ao desempenho da comunidade escolar.
O responsável pela sala de leitura fará anotações, que considerar relevantes ou a pedido de qualquer membro da comunidade, em livro exclusivamente usado para esse fim (folha modelo - anexo 1), para posteriormente divulga-las em relatórios bimestrais apresentados à comunidade escolar e/ou ao SIEBE, ou ainda, na internet no blog da sala de leitura. Ao fazer as observações, o profissional encarregado deverá levar em conta critérios como: evidenciar quais atividades apresentaram resultados positivos ou imediatos, que práticas tiveram sentido negativo, quais propostas ou sugestões foram bem aceitas ou rejeitadas pelo público alvo que por sua vez também avaliará as atividades das quais participou no decorrer do bimestre.
Através de um livro exclusivo de freqüência diária ( folha modelo - anexo 2) avaliar-se-á o nível de interesse dos membros da comunidade pelas atividades e propostas da sala de leitura.