(Para o ENEM 2011) CONFLITO ENTRE GERAÇÕES
Por: Helder moura
A partir dos anos 1960 diminuiu-se o intervalo entre gerações, isso se dá em grande parte, devido ao avanço tecnológico e ao aumento no número de informações e a velocidade com que ocorre a sua troca. Essa nova realidade tem acarretado desarmonia em vários segmentos sociais.
Antigamente definia-se geração como a que veio depois de seus pais, em torno de 25 anos, segundo especialistas da área de educação nos últimos 50 anos houve uma aceleração do modo de fazer as coisas e de produzir e nesse novo século pode-se falar em uma nova geração a cada dez anos. Na ciência tal aceleração permitiu que antes de uma invenção tornar-se obsoleta surja outra mais moderna e melhor, o mesmo acontece com as pessoas.
Todos os dias aparecem no mercado de trabalho, profissionais mais preparados em decorrência do aumento e da rapidez da troca de informações obrigando assim, novos e antigos funcionários buscarem um constante aprimoramento, tal fato ocorre em outros setores sociais como na religião, no colégio, política, entre outros. As relações intergeracionais no Brasil e no mundo ficaram um pouco mais conturbada, pois diferentes modos de pensar passaram a conviver com mais freqüência em um mesmo ambiente o que muitas vezes ocasiona uma disputa.
Para melhorar o convívio é necessário valorizar cada um de acordo com sua competência, pois o mundo necessita tanto da experiência dos mais velhos, quanto da disposição dos mais novos, e além do mais, deve-se preservar as tradições, que são parte da identidade de um povo.