(PARA O ENEM 2011) AÇÃO CONTRA BIN LADEN. JUSTIÇA OU VINGANÇA?

Na história da humanidade houve vários conflitos e muitos de seus autores pagaram seja atrás das grades ou mortos em conflitos. Na ação contra o responsável pelo atentado às torres gêmeas foi feito justiça ou vingança?

Um dos motivos que ocasionou a II Guerra mundial foi o sentimento de revanche que ficou em alguns que perderam a I Guerra, os resultados foram mortes e prejuízos econômicos. Ao assassinar Osama não analisaram a reação que isso poderia desencadear, que, aliás, já começou, com atentados terroristas. Com essa atitude será que a tropa norte-americana cometeu um atentado terrorista igualando-se a seus adversários? Em outras buscas, líderes foram capturados, porém posteriormente foram julgados e não condenados e jogados ao mar de imediato.

Está na hora de outros países participarem da segurança mundial, pois esta questão não envolve apenas as grandes potências. Deve haver uma reestruturação no conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), senão países ricos vão continuar confundindo justiça com vingança, que podem resultar conseqüências para todos como na II Guerra.

Helder Moura
Enviado por Helder Moura em 01/06/2011
Reeditado em 07/06/2011
Código do texto: T3007485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.