Inclusão digital
Discurso muito reflexivo dentro das escolas públicas de todo país, porém, aquele que é inserido e responsável pela inclusão social nas escolas, passa a ser excluído da própria sociedade em que se insere.
Cito como exemplo dois Mestres, que deverão , no período de 5 (cinco) anos ; ficarem 'presos' na educação estadual.
Um deles: Dr. Wagner Siqueira (EE Ruth Cabral Troncarelli), reconhecido internalmente, pois visitou vários países e se dedicou ao seu projeto(projeto este que participei e hoje sou escritora) : Penso, logo escrevo (reconhecido através de Madza Ednir , juntamente com a Áustria , que investiu no respectivo professor, hoje , Doutor Wagner Siqueira - CEES-Pot Foundation).
Trabalha, atualmente, na mesma escola, pois deve permanecer 5(cinco) anos prestando serviços ao Estado de São Paulo.
Na época em que trabalhávamos com o projeto, era professora efetiva de Inglês(aposentei-me em 2009 para averbação no INSS, portanto ainda não estou recebendo nada, pois o sistema informático funciona mas o funcionário que atua como responsável não percebeu que possuía, naquele período dois cargos: Professora de Língua Inglesa e Professora de Língua Portuguesa e até a presente data, a resposta que tenho é: "sua documentação ainda está no SPPrev" porém, paciência tem limites...), enquanto que o mesmo , ainda é, professor-doutor efetivo em Língua Portuguesa, porém ficou decepcionado por seu trabalho não ter dado seguimento e continua exercendo seu projeto sózinho.
Durante 9(nove) anos trabalhando juntos, reconheci e achei interessante minha participação e trabalhávamos de forma interdisciplinar.
No entanto, não desiste de seu trabalho; porém é mais um excluído da sociedade educativa, pois em 2010, o índice de desempenho dos alunos do Ensino Médio não foi satisfatório.
'Uma andorinha só, não faz verão...'
Professor-Dr. Chicão - Mestrado em química , trabalhos de pesquisa durante anos, analisando o Cemitério Itaquera; local este que possue grandes poluentes para a comunidade local ( Mestrado através do Bolsa-Mestrado do Estado de São Paulo); removeu-se da EE Ruth Cabral Troncarelli em 2009, pois já não havia mais interesse por parte dos 'superiores', nem ao menos, reconhecimento pelo seu trabalho. O mesmo, também, deve permanecer 5(cinco anos) prestando serviços educativos ao Estado de São Paulo.
Eu, professora-educadora-internauta-deficiente, não fiz mestrado , porém sou Mestra na experiência da educação de jovens e adultos e não desistirei nunca; porém me afastaram por 60(sessenta dias), desde o dia 21.05.2011, por estar sendo considerada uma professora 'diferente'(entregaram uma carta ao meu filho com escritos que estava agindo de forma estranha na escola) mas 'eficiente' para os 'adolescentes'; que apresentaram, exatamente na sexta-feira , 13.05.2011, um resultado de: 280 alunos(2°s.anos do Ensino Médio, 6 salas, com respectivamente uma média de 45 alunos por sala) , onde 99% dos alunos sabem ler e escrever 'artigos de opinião' e é exatamente com um trabalho diferente que consigo atingir os 'seus' objetivos e os 'meus' objetivos dentro do aspecto principal que é o RESPEITO.
Indignada, porém , conectada: Professor-Educador-Deficiente-Internauta X Aluno-internauta, particularmente, me sinto lisonjeada por ter tantos títulos . Ah! Esqueci-me de um 'maluca', não me importo, vou andar com uma faixa amarela escrita maluca beleza!!!
A partir das 13h30 ,conecto-me ,no ORKUT e dou aulas de português e inglês online, no meu 'recanto da paz'.
Ps. Aposentei-me do estado de São Paulo no cargo de Professora Efetiva de Inglês em 2009 na EE Ruth Cabral Troncarelli, local onde exerci minha função, dignamente, e até com direito à licença-prêmio.
Concluo escrevendo que: ser um Professor-Internauta x Aluno-internauta é estar excluído da educação.
Ps. Tenho tantas poupanças, porém apenas algumas moedas na carteira, pois não posso sequer 'fazer saques em minhas poupanças'...
Parabéns à Inclusão Digital e Exclusão Social!!!!!
Beijos mil