Nem uma, nem outra
Cultural, não. Intolerante. Essa é a palavra que melhor define o conflito entre as nações islâmicas e não-islâmicas. A grande parte dessas nações vive harmoniosamente. Exemplo disso é a globalização que consegue abrangir todo o globo e integra culturas, pois se esse fenômeno ocorre sinaliza haver respeito entre as populações e, consequentemente, tolerância.
Existe um novo conceito mundial, independente de crer em algo ou não, ele tomou conta das tensões no espaço mundial - o neoateísmo de Nietzche: Deus está morto. Quem o matou? Os homens. Agora, terão de se tornar deuses. Parece mais atenuada como nunca essa busca! Resume todos as razões dos conflitos planetários do passado e do presente. É, e foi, a disputa pelo poder. Culpar o credo, a religiosidade por atentados terroristas, invasões, ataques a países e etc, é esquecer que o Estado interveem na família, escola e, até mesmo, na igreja segundo o sociólogo Émile Durkheim.
Não há glória na morte de Bin Laden, existe o ego ferido disfaçado de "justiça". O ponto final do ícone da Al-Qaeda serviu para promoção do governo norte-americano e estupim a novos ideais terroristas. Tais ideológias, estão presentes no cenário global deste o Antigo Regime na Europa. Quando europeus e turco-otomanos travavam batalhas, "jihans" (guerras santas) por conquistas de novos territórios. Houveram, também, as Cruzadas, o Holocaustro, limpeza étnica sérvia em Kosovo e na Bósnia, além dos antigos e atuais conflitos no continente africano (como em Ruanda, cerca de 1 milhão de ruaneses da étnia tutsi foram assasinados).
O falso moralismo generalizado é assustador. O país mais influente do mundo vibrou com toda a sua população após o pronunciamento do presidente estadounidense Barack Obama, anunciando a morte do terrorista. O que realmente apavorou foi a comemoração, puro nacionalismo e, em vez de clamores pela paz, exultações : "U.S.A!, U.S.A!". Os aguçados avanços científicos, tecnológicos e humanitários convivem com guerras por motivos econômicos e conflitos capitalistas de mercado (China). Paradoxos.
Duas sociedades antagônicas: a oriental e a ocidental. Dentro delas religiões com doutrinas quase apartadas. Entretanto, atravessando o noticiário, manchetes de atos fanáticos, mascarando o real motivo, o controle global. Aliciam fiéis a deuses para que decidam sobre a vida ou morte de outras pessoas semelhantes a eles. A fraternidade humana está corrompida. O povo arábe sofre xenofobia, discriminação e também bullying.Tudo porque nessa briga de elefantes, até a religião virou meio e justificativa de conflitos. Suja ou ideológica? Só sabe a resposta segundo a própria posição nela.