A MISSÃO DO EDUCADOR FRENTE À VIOLÊNCIA INFANTIL
Um dia presenciei uma discussão de dois alunos que terminou em agressões físicas e os golpes de um para com o outro eram muito fortes! Percebo que, em casos assim, falar ou aplicar disciplina no sentido de castigar não tem resolvido.
A sala de aula nos últimos tempos, tem se tornado um lugar onde a violência tem estado presente diariamente. Essa rotina abrange as agressões, os apelidos, os xingamentos. Enfim, na intenção de agredir ao outro tudo o que seja para atingir o colega é válido.
Por esse motivo, existe uma inquietação do educador em relação ao desejo de mudar esse quadro em sala de aula. Mas, o que fazer para que essa mudança aconteça?
Para enfrentar os problemas de violência infantil em sala de aula é preciso ter prudência, ante o comportamento agressivo do aluno, e buscar ter conhecimento da história familiar de cada criança. Isto significa dizer que, ao se fazer a interpretação das atitudes violentas, deve-se considerar o conhecimento teórico, prático e vivencial a respeito das motivações que levam essas crianças a agirem agressivamente em determinadas circunstâncias. É a partir dessa postura analítica que o educador precisa agir de forma empática e com cautela.
Em situações assim, é importante lembrar que o Capitão que conduz a missão do educador e de todas as missões é o mantenedor de nossa vida, Jesus Cristo. Ele está sempre no leme a navegar por entre as ondas do nosso coração.
Sob esta ótica espiritual, julgo interessante ressaltar que ao tomar as medidas recomendadas anteriormente, ao professor ajuda muito suplicar a Deus ajuda constante, pois o caso vai muito além das nossas forças e sabedoria humana.
Em se tratando da violência na escola, a missão do educador é tentar sanar essas constantes agressões em sala de aula. Seja através de diálogos, ou trazendo a participação da família, nesse momento difícil e marcante na vida deles e na nossa, como educadores.
Em muitos casos essa violência vem do desequilíbrio familiar. Os filhos presenciam as brigas constantes dos pais. Existem casos de crianças que já presenciaram o pai matando a mãe com machadadas. Que crianças serão formadas, num lar com tamanha violência e falta de humanidade para com a vítima e os filhos? Por isso, os educadores precisam conhecer a vida de cada criança e em que ambiente está inserido, para poder conduzir a cada situação violenta existente em sala de aula, de maneira a poder ajudá-las, e não prejudicá-las, ainda mais do que já estão lesadas. Nessas situações, também cabe ao professor fazer um trabalho de apoio espiritual a essas pessoas, já que saber lidar com situações de violência em sala de aula também envolve a sabedoria de honrar a missão que foi confiada a nós educadores pelo nosso Criador e mantenedor de nossa vida, o Mestre dos Mestres. Não podemos jamais desistir, a luta continua e as crianças precisam de nós.