Silenciando prognósticos passados, está aí o dendê

Desenvolvimentismo ou sustentabilidade. O melhor e mais viável seria a unção de ambos: um desenvolvimento sustentável. Para preservar a natureza. Preservar a vida. O óleo de dendê tem de ser tratado como as drogas do sertão eram feitas antigamente. Uma especiaria, rara tal qual uma joia e útil tal água. O mesmo está sendo utilizado de tamanha forma que seu consumo passou de dezessete para quarenta e cinco milhões de toneladas em apenas onze anos. O programa de incentivo a ele é defendido até pelo Ministério do Meio Ambiente, pois tem características mais favoráveis frente aos que já estão sendo usados. Reduz o efeito estufa. A qualidade de vida atinge seu ápice.

Falando sobre Amazônia, o dendê consegue resistir à temperatura elevada da região. Além disso, há outros benefícios indispensáveis para a implantação de uma ou outra técnica. Tem-se de pensar, principalmente, na sociedade. Esse produto irá incluir ou excluir pessoas do mercado de trabalho? Um dos propósitos do programa é a utilização de homens e/ou mulheres, ao invés de máquinas, na fabricação do óleo. Como consequência disso, a renda per capita dessas quase quintuplicou. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aumentou. É incontestável os resultados positivos para o Brasil e para a Amazônia através da inserção do dendê na economia.

A "cadeia alimentar" do dendê traz consigo energia e natureza aliadas ao progresso. Tecnologias dentro de florestas. Teorias tiradas do papel transformadas em realidade. Benefícios atrás de benefícios. Famílias tiradas da pobreza. Crianças que não teriam um futuro dito digno, hoje estão ajudando a gerar energia para todo um país. Sou amazônida e digo que a esperança de um desenvolvimento sustentável não sucumbiu. "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá". Minha terra tem o óleo de dendê. É aqui onde o futuro será decidido. "Esverdeando" o Brasil e encantando o mundo, Amazônia: celeiro de matéria-prima para a energia do planeta. Em trinta e oito ATP's e um pouco de responsabilidade social. Quiçá um dia desenvolver sustentavelmente será a palavra de ordem. O dendê veio para mostrar que é possível encontrar uma saída. "Isso é Belém, isso é Pará, isso é Brasil".

JGabriel Soares
Enviado por JGabriel Soares em 08/05/2011
Código do texto: T2957425