A GUERRA CONTRA O TERRORISMO

O mundo não virou um lugar mais seguro só porque Osama Bin Laden morreu como Obama fez questão de afirmar. Há tantos outros problemas além a serem resolvidos, o assassinato de Bin Laden assusta tanto quanto as palmas ao Obama, mais uma vez naquele estranho país a popularidade dos seus governantes sobe com a guerra!

Foi assim com Bush que foi eleito por causa do Bin Laden, da guerra e do terror e agora novamente Obama vai se reeleito por causa do Bin Laden. Qual o efeito terá a morte do Bin Laden? Alívio ou mais preocupação? A gora inicia-se o combate aos outros líderes que já ocupam seu lugar, a morte de Osama foi sem duvida para o EUA uma conquista significativa mais em que isso abala al-Qaeda? Já que à algum tempo Osama não liderava nem arquitetava nenhum plano na organização ele era apenas uma espécie de símbolo mais não liderava mais.

A guerra contra os terroristas continua, qual exatamente a diferença entre o as Forças Armadas Norte Americana e a Al-Qaeda de Bin Laden? Qual a diferença entre Obama e Osama? Talvez essa diferença seja apenas as letras B e S, notamos que não há diferença, é só lembrarmos das centenas de inocentes mortos no Iraque, Afeganistão e muitos outros lugares mundo afora. O maior ataque terrorista da história não foi o 11 de setembro mais sim as mais de 140 mil pessoas mortas em Hiroshima e Nagasaki, será que atacar covardemente civis inocentes com bombas nucleares não é terrorismo?

Imaginem daqui a uns 20 anos nossos filhos estudando história e tendo de que escrever na carteira ou até mesmo na mão uma colinha na hora da prova com o nome de Obama e Osama para responder quem matou quem em um questionário tendo a seguinte questão: complete a frase com as letras adequadas nos espaços em branco “ O__ama foi o maior te__rorista que o m__ndo já vi__” como eles completariam essa frase?

A caçada a Bin Laden custou ao tesouro americano US$ 1,3 trilhão, o assassinato mais caro da história, com esse dinheiro dava para encher a barriga de muita gente, por exemplo, o PIB total de todos os países africanos é de: US$ 795,843 milhões (2005), o valor estimado para a reconstrução do Haiti e de US$ 14 bilhões até agora não foram gastos nem metade disso.

Contudo, é preciso repensar às praticas para a solução dos conflitos é dos gastos causados pelas guerras, seria mais viável investir esse dinheiro no combate a fome e a miséria dessa maneira sim o mundo viraria um lugar melhor de se viver.

Helder Ribeiro
Enviado por Helder Ribeiro em 04/05/2011
Reeditado em 18/08/2012
Código do texto: T2948587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.