O futuro do planeta
Durante séculos, a humanidade consumiu os recursos do planeta, explorando regiões, cobrindo-as de lixo de lixo e simplesmente seguiam para outra propriedade, pensando que esses recursos eram inexauríveis. Mas agora esgotamos essa estratégia, pois o planeta está sofrendo ameaças ambientais. O homem transformou o planeta natural em um mundo industrializado. O crescimento populacional e o consumo descontrolado dos recursos mudaram a face da terra.
De toda água disponível no planeta, apenas 0,4% é apropriada para consumo humano, água doce encontrada nos rios, lagos, geleiros e aquíferos. Grande parte dessa água é utilizada na agropecuária, outra parte para as indústrias e o restante para uso doméstico. Mas essa disparidade prejudica o meio ambiente e o ser humano. Enquanto milhares de hectares estão sendo irrigados, dezenas de pessoas sofrem com a escassez, a maioria do Oriente Médio e da África Subsaariana. O mar Aral, na Ásia Central, está secando e já perdeu 90% do seu volume, devido ao desvio dos seus afluentes para irrigar as áreas de plantações desérticas.
Com a modernização, as pessoas estão produzindo mais lixos, muitos deles são jogados nos rios e mares; o lixo nuclear, por exemplo, é jogado nos oceanos, provocando um desequilíbrio na cadeia alimentar. Para se ter uma idéia, se todos os países consumissem a mesma quantidade de produtos que os Estados Unidos, seriam necessários cinco planetas Terra.
Com o fim da última era glacial, o planeta vem esquentando, por isso, o aquecimento global sempre foi um acontecimento natural da Terra, contudo, com a chegada do homem moderno, esse aquecimento vem acelerando de maneira catastrófica. Redução do ozônio estratosférico, acidificação oceânica e aumento do nível do mar, são exemplos de degradações que o ser humano causou ao planeta.
Apesar dos efeitos causados na Terra serem irreversíveis, o ser humano pode criar soluções para amenizar sua agressão para o planeta. Adotar energias “limpas”, como a eólica e solar, melhorar a irrigação agrícola, pôr em prática a coleta seletiva e a reutilização da água nas residências, baratear os carros com baixa taxa de emissão de carbono, são medidas decisivas para tornar a vida na Terra mais sustentável.