Todos Pela Educação

A desigualdade social reina na sociedade brasileira, causando uma grande disparidade entre as classes. O jovem atual é bastante prejudicado pelos problemas sociais, os que moram em favelas, ficam vulneráveis a ter uma vida de crime e violência. As crianças já nascem em hospitais com má estrutura, podendo adquirir doenças, prejudicando sua saúde. A realidade nacional é repleta de problemas sociais e econômicos, que atinge bastante o futuro da pátria.

A exploração infantil, ainda é, uma realidade comum na sociedade brasileira, apesar da legislação proibir qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos. Crianças trabalhando como bóias-frias, pedindo esmolas na rua, prostituindo-se, são alguns exemplos de menores que deixam de desfrutar sua infância para contribuir na renda familiar. Programas como "Bolsa Família" e "Bolsa Escola" ajudaram no caimento da incidência de crianças trabalhadoras, mas é pouco perto do que o Brasil precisa reduzir.

A educação nacional é bastante precária, as escolas de rede pública não dão uma boa estrutura e ensino de qualidade aos seus alunos. É cada vez maior a quantidade de adolescentes que concluem o ensino médio sendo analfabetos funcionais, deixando-os a mercê de uma vida repleta de dificuldades sociais e, principalmente, econômicas. Uma pesquisa feita pela revista "Isto É" em março de 2011, aponta que os adolescentes de classe média são os que mais conseguem ascender no mercado de trabalho, pois os de classe alta desfrutam de supérfluos cada vez mais e não valorizam o estudo, e os de classe baixa, contentam-se com qualquer subemprego, mostrando que, de modo geral, o determinismo ainda reina no Brasil.

A educação é primordial na construção de um cidadão, é essencial para uma criança ter uma ótima formação acadêmica para enfrentar o mercado de trabalho no futuro. Para isso, o governo precisa investir mais nesse aspecto, contratando professores qualificados desde o primário e construir escolas com ótimas estruturas, com bibliotecas, para incentivar leitura, quadras esportivas, para uma boa saúde física, jogos, para estimular o raciocínio lógico e salas de informática, para interação com a modernidade.

Emily Lima
Enviado por Emily Lima em 30/04/2011
Código do texto: T2940573
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.