A Coisificação do homem

Desde os primódios da civilização humana, a convivência com cães foi indispensável para a evolução de ambos, trazendo benefíciosas duas espécies, num relação de reciprocidade chegando ao ponto de o cachorro ser considerado o melhor amigo do homem

O termo biológico cabe muito bem para relacionar homeme cão:A protocooperação. Estaligação é antiga, porém o homem era o maior beneficiado: labradores eram usados na caça para farejar presas,Alexandre, O Grande, foi salvo por um cachorro após um elefante quase esmagá-lo, a companhia incessante de Hachiko em relação ao seu dono no auge da segunda Guerra Mundial.

A supervalorização de animais domésticos é uma prática cada vez mais ampliada, deixando de lado o afeto homem/homem, conduzindo a uma substituição da presença humana no âmbito familiar.Vivemos a humanificação de cães, numa troca de identidade, adotando acões antigamente exclusivas do homem, permitindo a coisificação do mesmo no dever de proporcionar ao cachorro coisas fúteis como hotéis luxuosos, SPA, comidas especiais, (...)

Mas até que ponto podemos atribuir aos cáes direitos inerentes à cidadania humana? Em "O Bicho" autoria de Manuel Bandeira, retrata a voracidade da fome humana, a verdadeira metáfora homem/bicho.

É preciso que o homem não iguale ações suas a animais que por serem irracionais, não têm noções do que há por trás de tantas coisas banais. Há humanos sofrendo por causa da fome, da miséria, lutando pela sobrevivência e o pior que fechamos os olhos para essa triste realidade agindo como jegues sendo direcionados pelos consumo e empatando nosso campo visual com "viseiras".

Ingrid Sá
Enviado por Ingrid Sá em 30/04/2011
Reeditado em 01/05/2011
Código do texto: T2940168