Políticas sociais no Brasil

O Brasil tem um grau de desigualdade muito grande, além da injusta distribuição de renda, fatores esses reflexos do período colonial, onde o Brasil foi explorado de forma intensiva, esses indicadores tem sido motivo de preocupação para tantas políticas sociais, é evidente a contraditoriedade do nosso país, quando esses mesmos indicadores mostram a quantidade de riquezas existentes em nosso território, além dos níveis de pobreza absurdos.

Percebe-se a preocupação em diminuir e tentar controlar tais índices por parte de uma minoria de lideranças políticas, de algumas instituições não-governamentais e principalmente da ONU – Organização das nações Unidas, mas a situação é muito agravante, está muito além dos planejamentos e do bom interesse de alguns, na verdade, há todo um pensamento capitalista em torno desses problemas sociais, que são notórios em todo Brasil. Empresas usam dessas políticas sociais para se promoverem, fazendo doações e expondo suas logomarcas, alguns políticos caminham na mesma linha quando estão diante da mídia, divulgando suas boas ações, direcionando suas obrigações as necessidades da população, distorcendo totalmente o objetivo das políticas sociais.

E os cidadãos, como estão mudando essa realidade? Aceitando normalmente as políticas sociais como forma de conter momentaneamente o sofrimento da minoria ou discutindo e colocando em prática soluções e projetos reais à verdadeira situação do país? É angustiante tais questionamentos, quando o que se vê é o descaso com a maioria dos cidadãos que pagam seus impostos de forma abusiva, mas, um país com tanta contradição, também tem na sua prole a chave para todos os problemas sociais que deveria ser o objetivo fundamental para todas as politicas sociais, “a valorização do ser humano como algo insubstituível.”.

Profº Rogildo de Oliveira

Graduado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 26/04/2011
Código do texto: T2931500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.