Festa Literária Internacional de Cachoeira será em agosto na Bahia

Por: Toni Caldas

A primeira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) está programada para o período de 16 a 21 de agosto deste ano. Os nomes dos autores participantes ainda não foram divulgados, mas são esperados ao todo 35 autores locais, nacionais e internacionais.

Os convidados participarão de palestras e mesas de debate na tenda climatizada e no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A Flica foi um dos 19 projetos baianos contemplados pelo edital Oi Futuro 2011, divulgado no dia 21 de março.

A festa conta ainda com programação musical. De acordo com os organizadores do evento, serão apresentadas 15 atrações musicais (nomes ainda não informados), em um palco montado sobre o Rio Paraguaçu. De acordo com a produção, haverá uma grande variedade de gênero musical entre os artistas convidados.

O objetivo da Flica é promover e incentivar o debate literário na região e incluir na agenda turística e cultural do estado um conceito inédito de “festa literária”, além de possibilitar o crescimento do turismo da cidade.

A festa, que é aguardada por diversos amantes da literatura com ansiedade, segue uma tradição conhecida em Cachoeira através do Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê, um evento que em analogia une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião.

===
Toni Caldas é graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como pesquisador e fotógrafo, desenvolvendo trabalhos como membro da linha de pesquisa em Jornalismo Literário, em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual com ênfase em Documentário. Repórter das editorias de Cultura e Política do jornal A Cachoeira. Correspondente regional do À Queima Roupa, designado para reportagens e crônicas jornalísticas. Membro do corpo editorial das revistas Corsário e Capitu, de Arte e Literatura, onde desenvolve trabalhos como ficcionista e ensaísta.

Fonte: À queima roupa e Galinha Pulando

Foto: UFRB:

Palco da sétima edição do festival literário de Cachoeira. Crédito: Laiana Matos

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 09/04/2011
Reeditado em 09/04/2011
Código do texto: T2898733
Classificação de conteúdo: seguro