Toda ação tem uma reação
A inteligência humana propiciou a modernização de diversos meios na sociedade: alimentação, vestuário, comunicação, transporte, energia, etc. Essa revolução trouxe diversos benefícios ao homem, facilitando sua vida e as interações com o mundo, no entanto, à medida que o homem foi substituído pela máquina, e teve seu trabalho artesanal desvalorizado e adaptado para o mecânico (operariado), uma enorme desigualdade social instalou-se nesse mundo capitalista.
Os transgênicos, organismos geneticamente modificados, ocasionaram um aumento da produção agrícola e um barateamento do custo, contrariando a teoria de Malthus, pois a produção alimentícia excedeu o contingente populacional. No entanto, esses alimentos representam um risco à saúde humana, pois podem provocar reações alérgicas ou tóxicas no corpo, além de agravar a exclusão social, devido ao aumento de desemprego. Em 2009, as escolas públicas de Fortaleza foram proibidas de utilizar alimentos transgênicos, em defesa de uma alimentação saudável as crianças.
O advento da internet promoveu uma melhor divulgação dos fatos ocorridos ao mundo, facilitou a comunicação social, trouxe praticidade na compra e venda de produtos e atua como ótima ferramenta de pesquisa em todas as áreas de estudo, inclusive para os adolescentes. Porém, nem sempre esses jovens usam-na da maneira correta, muitos passam horas em frente ao computador, alienados em uma vida virtual, criando um isolamento pessoal e, às vezes, apresentam dificuldades na interação social.
A energia nuclear é outra inovação tecnológica a ser abordada, conhecida como uma das mais "limpas" energias, pois não precisa queimar combustíveis fósseis e, consequentemente, não lança dióxido de carbono na atmosfera, é uma das melhores formas de produzir energia elétrica e térmica à humanidade. Entretanto, o lixo nuclear trás sérios problemas ao meio ambiente, muitos são jogados no oceano, desequilibrando a cadeia alimentar, sem contar com os vazamentos radioativos, que se tornam um veneno a todos, logo, exposição ao material nuclear provoca mutações nas células, causando câncer e morte.
A nova Era Tecnológica gerou praticidade e eficiência à vida cotidiana do homem moderno, mas à medida que ele reinventa e inova, acaba modificando genes, comportamentos, o espaço natural, etc. A Lei da Física, explicada por Isaac Newton, onde toda ação tem uma reação, exemplifica o fato de que o homem sempre irá receber consequências pelos seus atos, ora bons ou ruins.