DESAFIOS DA ESCOLA E A NOVA JUVENTUDE

Atualmente, a população jovem brasileira é composta por trinta e três milhões. A maioria desses jovens é de classe baixa e vivem em situações de extrema pobreza, num cenário que mostra as condições de emprego e subemprego a que estão submetidos, ou seja, esses jovens iniciam-se no mundo do trabalho precocemente por terem pouca escolaridade ou porque são filhos de trabalhadores em condições precárias. Isso mostra a inserção do jovem no mercado formal e informal, o qual precisa de apoio e de educação para poder atendê-lo em suas necessidades.

A partir daí emerge a prioridade da escola no cotidiano desse jovem sinalizando caminhos para amenizar ou atender as demandas impostas pela juventude de hoje. Nos grandes centros, a presença de jovens envolvidos em crimes violentos é constantemente divulgada pelos noticiários. Justamente por causa da falta de dignidade humana é que surge, em muitos casos, ações criminosas com envolvimento, cada vez mais cedo, dos jovens. Isso é, em grande parte, resultado da carência de políticas públicas, de auxílio da escola e do apoio familiar, que deveriam oferecer condições para alcançar uma educação que valorize a ética e a cidadania.

O que o governo tem feito, não chega, nem se quer, a solucionar os problemas emergenciais que existem hoje. A escola por sua vez, precisa quebrar o velho paradigma contuedísta da educação e se planejar de acordo com a realidade e necessidade do jovem.

Várias estratégias poderiam ser usadas para despertar na juventude a importância de sua participação pró-ativa na sociedade. Para tanto, a escola e seus profissionais têm como desafio procurar novas formas de trazer o jovem para sala de aula, através de projetos que sejam estimuladores e atrativos, como, por exemplo, trabalhar conteúdos, colocando o aluno como protagonista em sala de aula, promovendo peças teatrais, gincanas, aulas de música, assim como promover ações sociais na comunidade em que vivem. Tudo isso faz com que o jovem se sinta integrado ao meio social, aumentando sua auto-estima e disposto a enfrentar todas as dificuldades que a vida lhe oferecer.

Vale ressaltar que a educação promovida nas escolas passou por várias modificações. Percebe-se, ainda, que o jovem continua desestimulado e desinteressado na sala de aula. Constata então, que a escola não conseguiu resultados desejáveis até o momento, pois ainda não implementam de forma sistemática todas as estratégias aqui citadas. Além disso, o aperfeiçoamento continuado do corpo docente não está sendo aplicado de forma satisfatória. Outro indicador relevante neste processo é a maneira como o jovem utiliza os meios tecnológicos. Devido seu contato cada vez mais constante e descontrolado com tais meios, acabam levando o jovem a optar por uma reação mais cômoda e passiva, desviando assim, seu interesse pelos estudos e propiciando uma verdadeira alienação coletiva.

Portanto, se faz mister que a escola, como instituição pública, ofereça oportunidades para que a juventude, com seu grande potencial demonstre seu valor à sociedade, reforçando o seu comprometimento com o País e o seu próprio futuro.

Elaine Morais
Enviado por Elaine Morais em 12/03/2011
Código do texto: T2844381
Classificação de conteúdo: seguro