Jejum de pobre...

Ana e Clara eram amigas e uma pergunta à outra:

_ Clara você vai jejuar esse ano?

_ Mas é claro! Você não vai?

_ Mais do que eu já jejuo o ano inteiro, só se for pra parar de viver! Respondeu Ana.

_ Mas você tem que agradar a Deus! Disse Clara enfática.

_ Se é verdade que jejum agrada a Deus, Ele vive feliz comigo, pois duas ou três vezes na semana eu só tomo água para que meus dois irmãos menores possam comer melhor. E depois lá em casa, nem comida fora a gente joga, você acha mesmo que Ele não está agradado comigo?

Clara ficou quieta e pensou no desperdício em sua casa, na ostentação e nos excessos, aquilo sim devia desagradar a Deus.

_ E depois tem mais: lá em casa sempre tem um prato pra mais um, minha mãe sempre ensinou que devemos dividir o pouco que temos. Então eu creio que Deus não deve estar triste comigo só porque não vou seguir uma recomendação de fazer um jejum maior do que aquele que já faço durante todo o ano, não é?

_ Com certeza! Respondeu Clara abraçando a amiga.

Depois de um tempo perguntou:

_ Você come peixe durante o período de jejum?

_ Só se ele for ganho, pois ao preço que está só se cair do céu! Disse Ana sorrindo.

A noite Clara levou uma cesta de peixes de presente para a amiga e disse:

_ Viu de vez enquanto o peixe cai do céu!