Disciplina em sala de aula
Sou uma professora-educadora e o meu principal objetivo é empenhar-me em preparar os alunos para aceitarem as adversidades que surgem na vida e os desafios que encontrarão em seus caminhos, caso não haja a prática de leitura constante.
Incentivo-os a fazer uma leitura, não apenas de textos escritos, mas também a leitura de imagens.
No momento, estou trabalhando com classes de 2°s. anos do ensino médio.
Estou fazendo um portfólio, em relação às produções escritas, pois temos que estar sempre revendo primeiros passos=escrever.
Desafio: comparei introdução-desenvolvimento-conclusão com outras situações, inclusive na disciplina de matemática ( o professor introduz um cálculo, o aluno elabora o desenvolvimento e a conclusão deve ser exata). Em português: iniciei com vários motes onde poderiam escolher o que lhes fosse mais conveniente, pois deveriam continuar e fazerem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão coerentes.
Após essa etapa, voltariam ao início e dariam um título(em apenas vinte minutos).
Minha preocupação, naquele momento, era apenas fazer um diagnóstico e verificar se todos haviam compreendido a estrutura de uma redação.
Recolhi-as e comecei a analisar, detalhadamente ,e vi alguns detalhes que deveriam ser revisados, pois eram falhas do ensino fundamental ,mas ,em todas que li até o momento, já pude perceber que nessa etapa, 80% dos alunos conseguiram concluir a redação.
Analisando-as ainda, estou escrevendo em cada uma, quais aspectos devem ser revistos : uso adequado na organização dos parágrafos, concordâncias, uso inadequado de 'eu e mim', ortografia, repetições , letra legível(não bonita, mas que tem de se ter a possibilidade de lê-la) e estética.
Em todas, incentivo até aquele que conseguiu fazer apenas a introdução e faço um elogio.
Entrego-lhes as produções feitas e peço que vejam as falhas cometidas e devolvam-me, pois farei um portfólio e devolverei-as no final do primeiro bimestre, para que possam se avaliar.
Agora, tenho de explicá-los que, em toda redação, deve-se haver um tempo adequado para que seja: primeiro, reflexão sobre o assunto que irão escrever, fazer um rascunho para que possam ter tempo para ler e rever algumas falhas ,que eles mesmos, são capazes de detectar , lendo, relendo, alterando e revendo o que pode ser melhorado.
Todos os alunos fizeram a lição proposta em sala de aula, em silêncio e ouvindo um fundo musical bem suave ,pois se conversassem naquele momento, não daria tempo para nada.
Fiquei muito feliz ao perceber o RESPEITO que um estava tendo em relação ao outro , a RESPONSABILIDADE de escrever com coerência ,o COMPROMISSO que todos tiveram em fazer e incentivei-os a ter CONFIANÇA em si mesmos.
O primeiro passo foi dado, haverão alguns tropeços, mas tenho a certeza absoluta, que a minha postura e a deles em relação ao RRCC está sendo muito gratificante para ambas as partes.
Não tenho problemas em relação ao "monstro" conhecido pela maioria dos professores como "indisciplina em sala de aula" ,pois sigo as mesmas instruções propostas com eles
Tente acreditar que tudo poderá ser mudado, a partir do momento em que respeitarmos os nossos alunos, responsabilizarmos pelo nosso trabalho, nos comprometermos com a educação e (antes de julgar) possamos dar votos de confiança aos nossos educandos.
Ps. Sala ambiente: música suave (Alfa FM), mensagens e manchetes da folha on-line( escritas na lousa) que agucem a curiosidade deles e sempre incentivando-os para que possam estar praticando a leitura, a fim de que produzam textos com mais segurança, em relação a determinado tema a ser proposto.
Nesse caso, a professora é indisciplinada...
Ps. Respeito à Piaget(in memoriam), Vigotsky(in memoriam) e grandes mestres , pois me auxiliaram muito para passar em dois concursos públicos estaduais : Língua Inglesa e Língua Portuguesa ,porém hoje, estamos vivendo em um mundo de internautas e se não renovarmos, não chegaremos em lugar algum.
Disciplina em sala de aula é um texto atualizado de uma professora-educadora-internauta e que trabalha , dia a dia, com a interdisciplinaridade; devido a tantas perguntas e questionamentos dos adolescentes, consigo desenvolver meu trabalho e tenho resultados extraordinários:
1°. bimestre- 2°s.anos do Ensino Médio( 6 salas, com uma média de 44 alunos)-resultado final: 95% atingiram a média na EE Francisco de Assis Pires Correa-Cohab II- Itaquera- período 7h às 12:20h, de segunda à sexta feira.- Atualização : 08/05/2011
Beijos mil!