PERCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É notório a necessidade da implementação da educação ambiental em todo ensino básico e superior visando criar perspectivas de mudanças significativas nas formas de viver das pessoas em relação à natureza, desta maneira novas posturas irão surgir em favor do desenvolvimento sustentável, pensando no futuro do nosso planeta e favorecendo mudanças na economia do país.

A questão da sustentabilidade ambiental vem sendo discutida em nível mundial principalmente a partir da segunda metade do século XX, quando então se percebeu a necessidade de se reavaliar a forma como nós, seres humanos, vínhamos utilizando nossos recursos naturais. Foi a partir de então que as discussões em torno de um modelo econômico que fosse menos prejudicial ao meio ambiente, e conseqüentemente também ao homem, se tornaram urgentes e necessárias.

Vale salientar que, o termo sustentabilidade está intrinsecamente relacionado ao conceito de desenvolvimento sustentável, que pode ser definida com a execução de atividades coma preocupação nas dimensões social, natural e econômica, buscando garantir que o desenvolvimento econômico e as necessidades atuais não comprometam o atendimento das necessidades das futuras gerações.

A escola como sendo a instituição que tem por objetivo formar cidadãos críticos, conscientes e capazes de exercer participação efetiva na sociedade, amplia sua visão para atender as urgências do momento que é a educação ambiental. Nesta perspectiva almejamos uma educação ambiental desde os primeiros anos de vida através da família e depois continuada pela escola e universidade, a fim de se criar uma nova conduta de mudanças significativas em relação ao uso racional dos recursos que a natureza oferece, convertendo assim em vários benefícios para o próprio homem e o Planeta em que vive.

Elaine Morais
Enviado por Elaine Morais em 04/02/2011
Código do texto: T2772289
Classificação de conteúdo: seguro