Somos uma coisa. Mas porque fazemos nos confundir? Ou melhor: Porque nos confundem?
Comprei um bebedouro para Beija- Flores, amarelinho, bem singelo. Chegando em casa preparei a água com açúcar e o pendurei na minha varanda. Não bastou muitos dias para que o primeiro e ilustre amigo alado aparecesse para dar a sua aprovação à sua mais nova fonte de "néctar". A cena de ver a sua habilidade em voar me impressionava. Beija -Flores brincam de voar pela forma que burlam a gravidade. Nada é comparável em tamanha beleza e satisfação daquilo que a natureza nos provém.
Contudo, alguns visitantes alados também participam do mesmo bebedouro. Embora a dificuldade aparente de colocar seus bicos no centro das flores de plástico, uns arrumam seus jeitos de pousar, baixar a cabeça, voar, usar de instinto a forma de se alimentar. Uma imagem também muito digna de beleza, mostrando quem sabe que isto nos faz repensar em nós mesmos vencendo as adversidades da vida.
Existem também outras amiguinhas aladas que vem atrás do tal "néctar": as abelhas. Fiéis trabalhadoras a todo tempo em busca da matéria prima do mel, podem até nos assutar pelo tamanho do enxame, o que é bem comum este tipo de pensamento. Abelhas são sim bem vindas e não causam asco a ninguém, mas em grande quantidade nos faz pensar e tomar precauções.
E também temos nossas não menos fiéis trabalhadoras como as formigas. Elas também vem atrás do que todos antes buscaram. Aos montes, levam em si uma dose de doçura para o formigueiro num longo caminho.
Bem...Às vezes construimos em nós um bebedouro com uma intenção: adoçar a vida de alguém em especial. Mas a doçura é tamanha às vezes que, outras pessoas vem em busca da mesma doçura e é aí que começamos a nos preocupar. Como dosar o açúcar para que não falte a doçura? E se quisermos espantar uma certa pessoa sem a ferir? Diminuimos o açúcar? As abelhas se afastariam se diminuisse o açúcar? As formigas desapareceriam se colocassemos vaselina na haste que sustém o bebedouro para cortar qualquer tipo de ligação? Diminuir o tamanho da flor espantaria outros pássaros por não terem onde apoiar?
Como podem se perceber, a doçura da água a estética do bebedouro podem mudar de acordo com quem nos visita e a quem não desejamos, mas ela pode se manter para as intenções que realmente nos dispomos a ser: sermos doces nas nossas questões de sentimentos para com alguém.