Manicômio...

Quando eu era criança morava perto de um e achava o lugar horrível, à medida que fui crescendo fui achando o tratamento errado, mas o lugar já não me parecia tão feio.

O governo achou muitas irregularidades e por conta disso resolveu acabar com os manicômios e colocou na rua muitos loucos e alguns deficientes mentais, algumas instituições que recebiam verbas particulares ficaram com aqueles pacientes que não tinham familiares, ou cujos familiares não possuíam as condições mínimas para recebê-los de volta.

Nesta semana um ex-marido foi preso após uma denuncia, porque ele mantinha a ex-mulher em um porão, pois ela tem problemas mentais e o filho que cuidava dela morreu em um acidente, então como fardo ela foi enviada ao ex-marido.

Meu bisavô materno enlouquecia, mas a gente nunca quis interná-lo, então às vezes passamos pelo constrangimento de vê-lo nu, todo sujo de fezes, ele saia e sumia, ficava dias nas ruas perambulando e toda a família atrás desesperada, essa era a nossa rotina. Não digo que essa era a ação correta, mas era a nossa forma de resolver aquela situação, mas não é todo mundo que consegue banhar um parente que te xinga, bate, joga as fezes dele em você com amor e carinho.

O governo acabou com as instituições, mas não apresentou a sociedade nenhuma outra solução, da noite pro dia as pessoas tiveram que se adaptar e atender aos seus familiares, sem nenhuma instrução de como lidar com eles, ou de como atendê-los, alimenta-los e ama-los naquelas condições de selvageria e ausência espiritual e moral.

Acho que antes de julgar esse homem e sua família se faz necessário julgarmos a toda a sociedade, porque nenhum de nós esta preparado para atender esse cidadão ou cidadã nestas condições.

Acaso você acha fácil lidar com a loucura?

Você suportaria ver um parente seu arrancar as roupas e sair pelas ruas como veio ao mundo?

Você entenderia quando ele ou ela fizesse suas necessidades fisiológicas e as espalha-se pela casa, pintado paredes e se pintando inteiro?

Você entenderia quando ele ou ela expulsasse seus amigos ou pretendentes?

Você é realmente capaz de amar alguém nesta situação?

Dar a uma pessoa neste estado além de seus cuidados, o amor e o carinho que eles precisam, você é capaz de fazer isso?

Pensem nisso antes de julgar, de condenar e de sair por aí falando mal!

Bom dia e um imenso abraço fraterno!