A ILHA DE CARATATEUA (VULGARMENTE CHAMADA DE OUTEIRO)
A Ilha de Caratateua fica a alguns poucos kilometros de Belém, muito visitada nos dias de feriado prolongado por causa de ser perto da cidade.
Entretanto, ser perto não representa ser de fácil acesso, a mesma via que dá acesso a Ilha de Caratateua, a Augusto Montenegro também dá acesso à Vila de Icoaracy, como é perto de Belém há pessoas que trabalham em Belém e moram em Caratateua ou Icoaracy ou vice versa.
O clima da ilha muito agradável, as praias também, apesar do preconceito que existem sobre elas... Mas seria muito bom as autoridades verificarem este transito da Rua Augusto Montenegro com carinho, porque se continuar deste modo é bom começar a pensar num processo para desafogar esta via, quem sabe um viaduto por cima ou um túnel subterrâneo, eu não tenho a mínima idéia por aonde vai isso, não sou engenheira, só sei que dessa maneira não pode continuar...
Temos foto do transito no horário entre as 07h30min e 08h30min, justamente no horário das pessoas seguirem para o trabalho, uma de minhas poesias sobre a bela Ilha de Caratateua, vulgarmente conhecida como Outeiro, presumo que em outro momento já a tenha publicado aqui, mas mesmo assim segue a minha humilde homenagem à bela ilha:
ILHA DE CARATATEUA
O dia transcorre sereno...
Na bela ilha morena...
O clima escaldante, o vento ameno...
Pela chuva da tarde serena.
Não é Mosqueiro, nem Salinas ou Ajuruteua...
É um recanto de singular beleza...
Chamada de Outeiro ou Caratateua...
Ilha de belos atrativos, com certeza.
Nas praias a maior curtição...
Praia Grande, do Amor e Barro Branco...
Ainda que sem perfeição,
O local tem seu encanto.
Na bela ilha atrevida...
O povo curte o verão...
É muita emoção sentida...
A ilha acolhe o povão.
Nas belas arquiteturas...
No encanto das mansões...
As muitas travessuras...
No interior dos casarões.
Paralelo ao povão...
Os ricos também estão...
A ilha acolhe o barão...
No clima de feriadão.