A desastrosa chuva de outono

“Cada um sabe a dor e

a delícia de ser o que é”

Caetano Veloso

Numa segunda-feira de outono, a cidade de Niterói sofreu com uma grande catástrofe. Uma forte chuva atingiu todo o estado. As pessoas que sobreviveram acordaram debaixo d’água, pois choveu nada mais nada menos do que trinta horas seguidas. No Estado de São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto, choveu durante duas horas e a cidade ficou destruída. Os estragos certamente custarão milhões de reais ao governo brasileiro.

Uma das áreas mais atingidas foi a cidade de Niterói, mais especificamente no Morro do Bumba, onde houve deslizamentos o que causou o grande numero de mortos(duzentas e cinqüenta e uma pessoas).

O morro era constituído por terra e lixo. O que facilita a decomposição do solo e os deslizamentos. Depois dos mortos computados, a terra já esta sendo remexida, mais ainda resta a seguinte pergunta. Quem são os culpados? Será que se essas pessoas tivessem melhores condições de vida ainda estariam aqui conosco? Será que se tivessem sido avisadas de que ali havia risco de deslizamento elas morariam lá?

Bom, o que passou, passou. A única coisa que podemos fazer é evitar que isso não aconteça novamente. Essa já é outra conversa.