A despedida...

Todo mundo me faz a mesma pergunta: “_Por que você gosta tanto do presidente LULA?”

Para dar essa resposta é preciso voltar no tempo, numa época de coronéis – afinal de contas sou neta e filha de homens da terra, numa época onde a Lei aqui no meu Estado era a da bala, numa época onde fazer um simples trabalho topográfico para o governo federal nesta região poderia significar a morte. Ver o fim da ditadura, acompanhar uma eleição, cujo resultado era impossível que fosse o real, ver um secretário de Segurança Pública dizer: “Que só bandido podia pegar bandido!” Ver o povo apavorado, acompanhar os desmandos da justiça, nomeação de juizes aparentados ou amigos de políticos, ver o lema “Do roubo, mas faço!”

Acompanhar pela TV a eleição de Tancredo Neves, ver Ulisses se recusar a assumir o país, ver Sarney tomar posse e a economia despencar, a inflação subir de forma galopante, tudo estava sem controle, ver a moeda mudar, ver as necessidades aumentarem, ver meus colegas fazendo bicos após as aulas, ver alguns desistindo dos estudos,... Vi Collor surgir promovido pela “imprensa global” como o “Caçador dos Marajás” tive esperanças, vi a poupança ser confiscada e tive muitos amigos que presenciaram e sofreram com a quebradeira generalizada de empresários e comerciantes, o meu futuro sogro foi um desses, as pessoas não conseguiam honrar suas dividas, o funcionalismo público ficou desacreditado no comércio, muita gente passou fome; Vi um presidente ser deposto, um outro assumir; e quando vi um sociólogo imaginei que a educação será prioridade e vi muitos amigos saírem da faculdade, porque não podiam pagar, vi o Estado encolher e o dinheiro das privatizações sumirem, empresas que não davam lucro como a nossa famosa “Rede Cemat de energia elétrica” foi vendida e um dos compradores foi o próprio governador do Estado, legal não?

No governo de Fernando Henrique trabalhávamos feitos loucos e as contas eram difíceis de pagar.

Quando o Lula venceu e nesta eleição com o meu voto e minha campanha, vi cada momento daquela vitória como possibilidade e com uma emoção renovada – seu nome ESPERANÇA – ela não estava morta!

Vi o PSDB dizer em alto e bom som que o “PAÍS ESTAVA QUEBRADO!”, e vi esse país crescer e a minha vida mudar e a de muitos amigos trabalhadores que não tinham tido chances anteriormente.

Meu filho nasceu graças a uma ajuda do governo, pois sem o medicamento de alto-custo que eu tomava meu filho não estaria aqui hoje – isso para mim foi à ação mais extraordinária desse governo e essa foi uma herança recebida por ele das mãos do Ministro Serra do governo anterior, que mais tarde possibilitou a sobrevivência de um amigo querido que teve câncer, isso funcionou e valeu!

Vi gente receber ajuda do governo, estudar e mudar de vida e dispensar essa ajuda quando as coisas melhoraram.

Esse presidente contagiou o país com um otimismo absoluto, onde muitos passaram a acreditar em si e isso fez a diferença na vida de muita gente!

De repente o nosso presidente era “O cara!”; o nosso país dizia “Não e impunha algumas regras!”; as coisas estavam diferentes e a gente passou a buscar o nosso caminho acreditando “Que podíamos!” Por tudo isso sou grata a esse governante, mas vocês dirão “até parece que não há problemas”, há e muitos, mas agora nós acreditamos que podemos mudar e se nos esforçarmos de verdade PODEREMOS DITAR AS REGRAS DESSE NOSSO PAÍS, ainda hoje!

Minha vida mudou e para melhor e a vida de muita gente que eu conheço, política e políticos interferem nos nossos destinos, então “Vigiemos suas ações e Oremos por eles diariamente!”

Hoje começa uma nova jornada política, e um marco em nossa história que já foi negado no passado, pois o medo dos poderosos de nosso país impediu que a Princesa Isabel fosse à primeira mulher imperatriz em nossa pátria, lembram-se? Risos.

Ao presidente que sai MUITO OBRIGADA, para a presidente que chega desejos de MUITO SUCESSO, e para todos nós uma convocação: “ESSE É O NOSSO PAÍS, QUE AMAMOS, ONDE DEUS NOS PÔS, FAÇAMOS O MELHOR POR ELE AGORA!

Um imenso abraço fraterno e lembre-se agora começa uma nova jornada e somos parte dela!