O pior cego é aquele que não quer ver*
INDIFERENÇA: Este sem dúvida é um dos nomes da causa dos problemas enfrentados pela sociedade de hoje. O fato de as pessoas fingirem que está tudo bem, mesmo quando é visível o caos em que o mundo se encontra, faz com que solucionar os problemas que o infestam pareça cada vez mais impossível.
Apesar de as pessoas terem uma das mais poderosas armas em mãos: o Voto, em um país que se diz democrático, onde as pessoas têm o direito de escolher aqueles que lhes representarão por um considerável tempo, ainda é possível ver nitidamente a concentração de riquezas nas mãos de poucos, contrastando com a miséria de muitos.
Então surge o grande dilema: Por que continuar nessa situação se parece ser tão fácil resolver esses problemas? Retoma-se a introdução desse texto, a sociedade está repleta de “cidadãos” passivos que esperam que a solução para todos os seus problemas “caia do céu”. O que sabemos, é claro, não irá acontecer.
A verdade é que só teremos uma sociedade mais justa,quando as pessoas passarem a perceber a tamanha importância de uma mudança drástica de postura,sendo necessário agir mais e falar menos, visto que um mundo melhor vai muito além de belas palavras. É necessário abrir os olhos ao que se passa ao nosso redor, e ver que a frase: “Isso não é problema meu!”, não deve ser mais utilizada.
O problema é de todos nós e não deixará de ser a menos que tomemos uma atitude e passemos realmente a enxergar os problemas que nos rodeiam como algo solucionável.
Ludmila Rodrigues
Tema da redação do vestibular da Unimontes*