Política
Em nosso país o cenário político e social é desolador.
Tanto na política quanto na sociedade o levar vantagem em tudo parece o objetivo prioritário. A impunidade prolifera-se e instiga novos desmandos. O famoso “jeitinho brasileiro” é uma bela de esperteza e falta de caráter. Assim vão caminhando anos e anos a política, a sociedade em geral.
Falar de política é um campo muito abstrato e desafiador.
Segundo o mini dicionário Aurélio nos diz que: “Política corresponde ao conjunto dos fenômenos e das políticas relativas ao Estado ou a uma sociedade”. Pode ser também considerada a “Arte e a ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos”. Popularmente se diz “política da boa vizinhança”. Tal expressão quer significar a habilidade que se deve ter no trato das relações humanas. Como também o modo acertado de conduzir uma negociação. Uma estratégia. Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder.
Analisando atentamente os conceitos acima e toda informação que a mídia noticia, vê-se que a ação destoa da realidade. Denúncias de corrupção e de venalidade ocupam as páginas dos noticiários. Suborno, devassidão, existe desde a antiguidade. A história nos fornece inúmeros exemplos de civilizações que se corromperam. Roma é um exemplo. No período do império, os costumes e os valores romanos se degeneraram. A sociedade brasileira e demais fazem na atualidade o mesmo percurso. Haverá solução para tanta corrupção, desmando injustiça social?
É necessário que haja uma grande mudança em todo sistema estrutural de nossa sociedade, com prioridade na política. A primeira mudança deverá ocorrer no cidadão. Cada um deve esforçar-se em se aprimorar. É imperativa a adoção de novos hábitos. Só assim a sociedade irá melhorar.
O homem como um ser social e político deve ter sempre em mente a seguinte frase. “Como devo agir perante os outros”?