Mulheres separadas (os muitos estágios)...

Esse processo da separação e os muitos estágios que o caracterizam são os mesmos na maioria dos casos e eu só me dei conta disso ao ler um livro que recebi de presente e relaciona-lo com os inúmeros atendimentos fraternos que fiz ao longo dos anos.

Vejamos como tudo começa e o passo a passo do processo separatório:

1º Estágio – A mulher se descabela, se desespera e telefona para a melhor amiga; e repetem uma ladainha:

“_ Ele me deixou, ele foi embora, o que vou fazer, não sei viver sem ele.”

2º Estágio – Ela procura um culpado, num primeiro momento diz assim:

“_ Eu estou gorda e velha!” Portanto ela é a culpada, engraçado como os anos não passam para os maridos que se vão.

“_ Ele tem outra!” Agora ele se torna um grande pegador apesar da idade, com uma ou várias amantes. E incrivelmente a outra se torna a culpada, mas ela se esquece que quem tinha um contrato de lealdade para com ela era ele e não a outra.

3º Estágio – Ela se humilha, procura por ele, adoece, emagrece, envelhece mais e age de forma infantil.

Diz frases do tipo:

“_ Não consigo viver sem você!”

“_ Qual a razão para isso?”

“_ O que fiz de errado?”

“_ Você tem outra?”

“_ Vou sair, beber e encontrar alguém para me amar!”

4º Estágio – Ela monta planos mirabolantes, do tipo:

“_ Vou segui-lo para descobrir quem é a outra!”

“_ Preciso ficar bonita!” Vai a um salão e se enfeita, compra roupas novas, tudo para reconquistá-lo.

E as mais desesperadas buscam a ajuda do plano invisível, com idéias do tipo:

“_ Você é espírita, portanto você pode fazer um trabalho para ele voltar?” É duro e inútil tentar explicar a uma mulher dessas que não existe trabalho ou espírito para esse tipo de serviço no Centro Espírita, que a única coisa que vai fazer diferença na vida dela é ela se amar mais, compreender que o outro é livre para fazer suas escolhas e que responderá a Deus por isso, que o outro não é sua propriedade e que só o amor pode mudar o rumo da sua vida.

5º Estágio – Ela descobre a verdade e tem que aprender a lidar com ela.

Algumas agem assim:

“_ Ela tomou remédios e ficou muito mal!” Diz à amiga que a encontrou morta.

Ou “_ Ela matou o ex-marido e a amante!” Diz o delegado que investigou o caso. Essas são as derrotadas.

“_ Estou deprimida!” Ficam enclausuradas e doentes, essas são aquelas que vivem em função do outro e que de repente se vêem roubadas e perdidas.

“_ Estou resistindo, vivo um dia de cada vez!” Essas começam a se perceber como individualidades e como detentoras de suas vidas e felicidades.

“_ Estou trabalhando e vivendo!” Essas são as que encontram um caminho e se tornam as grandes guerreiras que sempre tenho o orgulho de conhecer. São elas as mulheres notáveis que educam seus filhos, que são exemplo de conduta e que encaram a vida de frente e que serão as grandes vitoriosas no final da jornada.

O mais duro de tudo isso é constatar que isso é real e que acontece com algumas mulheres realmente incríveis, lindas e maravilhosas, que depositaram nas mãos de outros a sua felicidade e que muitas delas se destroem ao se verem sozinhas novamente.

O inverso também é verdadeiro, pois o estágio é o mesmo para os homens, e para muitos deles há um agravante que é o suicídio e o assassinado de suas ex-companheiras; as mulheres na sua grande maioria costumam infernizar a vida de seus ex-companheiros.

6º Estagio – Elas percebem finalmente que tudo passa, que a vida é formada por ciclos, e que vencedores são aqueles que se conquistam, que amam e que servem ao Senhor da Vida sempre.

Nunca se esqueçam vocês são e continuam sendo as grandes mestras de seus filhos, sejam vitoriosas para que seus filhos as imitem!