MOMENTOS DE REFLEXÃO
Aonde está a felicidade? Podemos encontrar a felicidade nas coisas, eminentemente, do mundo? Podemos encontrar a felicidade em outra pessoa, ou em quem devotamos um "Amor Eterno"?
A vida é feita de momentos, e vive momentos felizes, aqueles se destinam a praticar o bem sem olhar a quem. Vive momentos felizes aquelas pessoas que, numa imensa e profunda viajem ao seu interior, em busca daquilo que é somente seu. Que fica frente à frente com o seu EU SUPERIOR, com seu EU INTERIOR, e toma total conhecimento de si mesmo, se tornando ele mesmo o seu fiel, aquela força que, sabiamente, saberá colocar lado a lado os seus valores e os seus defeitos, procurando transformar defeitos em virtudes e multiplicar virtudes que encontrarão, conscientemente e sistematicamente, aplicação, por simples e pura naturalidade a serviço da vida.
Muitos espíritos, Filhos de Deus pai Todo Poderoso, enganam-se quando procuram encontrar a felicidade, nas coisas, nos valores da terra. Nessa luta desenfreada na qual vive a humanidade, em busca de conquistas individuais, ante ao grande desenvolvimento tecnológico, as coisas do espírito, as coisas da alma, vão ficando de lado, quando não para trás.
O ouro material, é um elemento químico, um metal de transição, mas que até mesmo ele, pode desaparecer ou perder o seu valor, notadamente, se em contato com outros elementos químicos como o cloro ou o bromo.
Então, nada nessa vida e na terra é eterno. Tudo tende a acabar. Tudo tem um fim ou uma transformação.
O dinheiro, ao contrário dos que muitos pensam, nunca irá dá felicidade a ninguém, sobretudo se quem o tem, não souber usá-lo. O dinheiro não compra tudo. Embora auxilie na aquisição de alguns bens e responda pela solução de várias dificuldades, quase sempre, mal utilizado, é causa de duras desventuras e misérias que se arrastam por séculos, naquele que o malversa como nas suas vítimas.
Aquilo que muitos determinam ou nomeiam como "Amor Eterno", é paixão selvagem, capricho, que decorre do não conseguido, que logo perde o valor depois da conquista, ou da impossição dos seus desejos, do seu ego, frente ao "amado", sem que seja questionado, também os desejos dele. Além disso, ninguém pertence a ninguém; todos são instrumentos da Vida, em viagem longa de crescimento para Deus...
As ações geram reações semelhantes e sempre produzem choque de retorno, ou mais claramente falando, está sob as regras da Lei de Causa e efeito. O mal que se pretende contra outrem, mesmo que inconscientemente, retorna. Por isso vamos viver sempre no bem, na prática do bem, pois a sombra não afugenta a luz, nem o crime se apresenta com cidadania legal diante da honradez. "Somente lobos caem em armadilhas para lobos", afirma o refrão popular.
O problema, real e grave, que assola a humanidade atualmente, é a falta de discernimento a respeito de como comportar-se diante das lutas, para conseguir a paz.
A primeira regra é: A prática do bem. E a segunda é : A prática do bem. E a terceira é: A prática do bem.
Só com a explanação e expansão do AMOR por todos os cantos e recantos pelo quais passarmos, em toda a nossa caminhada é que conseguiremos equilibrar os desajustes já existentes e aplainar o coração do homem, transformando o mal, o ódio, o rancor, a inveja e o ciúme em verdadeiras correntes energéticas de harmonia e cura. Cura do próprio homem que tende e quer caminhar de volta para casa, para Deus.
Osmar Maciel.