Falta de limites

Um dos grandes problemas da atualidade tem sido a falta de limites dos jovens que, pensando apenas em seus prazeres, têm desrespeitado autoridades, agido de forma irresponsável e mesmo se envolvido com o crime. É cada vez maior o número de adolescentes que cometem infrações, ligam-se a quadrilhas ou se unem em grupos para agredir outras pessoas sem que estas os tenham provocado. Deve-se salientar que muitos deles são de classe média, ou seja, dispõem de um padrão de vida confortável e tiveram ou têm acesso à boa educação, o que desmistifica a teoria que associa a criminalidade à miséria.

Ouve-se que a principal causa seria o fato dos pais estarem criando os filhos sem lhes impor regras nem lhes ensinando a respeitar as pessoas, pois estariam lhes satisfazendo todas as vontades e não os punindo por seus atos errados. Embora essa afirmação possa ser verdade em muitos casos, culpar apenas os pais seria simplista, afinal, esse é um problema social que requer análise cuidadosa, já que nenhum fato provém de uma causa única.

Em uma sociedade, todos os fatos se relacionam entre si, devendo ser observados em seus múltiplos aspectos. Ninguém pode ignorar que os pais são fundamentais na formação da personalidade, mas não são os únicos a influenciar. Cada pessoa é o reflexo dos valores da época e lugar em que vive. O problema dos jovens com comportamento transgressor é um problema da sociedade, exigindo que todos ajam para combatê-lo com inteligência e firmeza.