APAE X ESCOLA PÚBLICA Qual será a melhor escolha?

Estamos em pleno século XXI, a “era da informação”, e ainda nos deparando com problemas como o preconceito existente na sociedade. Preconceito esse, que múltiplas vezes , impede o desenvolvimento de vidas. Assim como outros, devido ao preconceito , os deficientes mentais tem barreiras a vencer, principalmente na aprendizagem.

Para os que ainda não sabem a deficiência mental é decorrente de problemas ocorridos no cérebro, que chegam a se manifestar em 4 níveis de diferentes complicações, sendo estes:

• O profundo - Onde o indivíduo possui total incapacidade de autonomia.

• O agudo grave – Neste nível os portadores possuem uma capacidade de comunicação primária, podendo aprender de uma forma, a linear.

• O moderado- Nesse tipo de caso as pessoas com a deficiência são capazes de adquirir hábitos de autonomia e tomar atitudes bem elaboradas.

• O leve- São casos perfeitamente educáveis, onde os indivíduos realizam tarefas mais complexas com supervisão.São os casos mais favoráveis.

As causas mais comuns para esse problema são: a ordem genética, complicações na gestação, durante o parto e nos pós natais. Esta deficiência , por sua vez, manifesta-se antes dos 18 anos de idade. 10% da população, em países em desenvolvimento, são portadores de algum tipo de deficiência, sendo que metade destes são portadores de deficiência mental. Mas a questão a ser tratada é.... Como auxiliar os estudos destes?

Assim como Marcos, um morador de Colatina de 20 anos, grande parte da população concorda que o lugar mais apto para os deficientes seria a APAE, onde estes receberiam o cuidado e a atenção necessária de profissionais treinados, para melhor se desenvolverem. Porém, se esquecem que quase todos os deficientes mentais possuem um QI (cociente de inteligência) muito abaixo de considerado normal,de maneira que não aprendem nada ou pelo menos quase nada, levando mais de 5 anos para aprender o que uma criança normal aprenderia em 2 ou 3 anos no pré.

Normalmente cai no esquecimento das pessoas que o grau de comprometimento da deficiência mental depende da história de vida do paciente, do apoio familiar que este recebe , das perspectivas de desenvolvimento e das oportunidades.

Esses seres especiais realmente necessitam de uma escola, mas a escolha correta não seria a APAE. Dessa forma, nós os condenamos a conviver com pessoas iguais ,ou seja, que também são portadores de deficiência, negando a eles o que mais precisam.... o aprendizado, o saber e como se comportar perante indivíduos normais, a sociedade.Devemos aceitá-los, pois não somos nem melhor e nem pior do que eles.... Apenas diferentes!

Larissa Ferreira
Enviado por Larissa Ferreira em 10/12/2010
Reeditado em 16/09/2011
Código do texto: T2664110
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.