A GENTE SE ACOSTUMA.....

A gente se acostuma a escutar que estudar em escola pública não dá futuro, que aluno de escola pública não vai conseguir passar em um vestibular de uma faculdade pública, que escola pública não é boa e que seu ensino é precário, que não tem professores bons, mas não fazemos nada para que o conceito de escola pública melhore. A estudar minutos antes da prova ou nem estudar, tirar nota baixa e nem ligar. A ficar com nota vermelha em alguma matéria no final do bimestre e nem se preocupar, pensar que nos últimos bimestres conseguirá recuperar e passará de ano tranquilamente. A ter professores acomodados que não explicam direito e que depois reclamam que os alunos não foram bem na prova, pois não prestaram atenção na explicação ou estavam conversando com os colegas. A sermos alunos acomodados também, pois não nos preocupamos em estudar, dar o nosso melhor, para que lá na frente possamos prestar vestibular em uma faculdade pública boa e passarmos. A deixar para colocar o caderno em ordem bem no dia que o professor irá olhar. A achar bom quando um professor entra na sala e não passa nada, mas não cobramos dele o ensino que nossos pais estão pagando por meio de impostos; porque para ele tanto faz a gente aprender algo ou não, ele está ganhando pela aula só por estar na sala de aula. A ir dormir tarde e no outro dia ir para a escola morrendo de sono, pois ficou até altas horas na frente da TV e/ ou do computador conversando enquanto deveria estar dormindo.

A gente se acostuma com a correria do dia-a-dia. A não ver a família durante o dia, pois estamos ocupados demais para isso. A não ter um momento de lazer com ela nem nos finais de semana, porque queremos descansar e dormir até tarde nos dias que estamos de folga do serviço ou mesmo da escola e não precisamos acordar cedo. A não ter tempo para ver os amigos, sair, conversar, passear e nos contentamos apenas com um recado no orkut ou com uma conversa pelo MSN e muitas vezes nem isso. A tratar mal alguém de nossa família ou algum amigo por causa do estresse do dia-a-dia e não ter coragem de pedir DESCULPA e admitir que esteja errado. A criar pré-conceitos sobre pessoas antes mesmo de conhecê-las e a ignorá-las. A não expressar nossos sentimentos, dizendo EU TE AMO, com vergonha do que os outros irão pensar. A conversar e conviver com as mesmas pessoas, não dando oportunidade para que outras pessoas possam nos conhecer e se tornem nossos novos amigos.

A gente se acostuma passar pela rua e não prestar atenção nos detalhes. A ver mendigos pedindo esmolas nas ruas e criticá-los, a chamá-los muitas vezes de vagabundo sem entender o lado deles, suas dificuldades, seus motivos e seus problemas. A ver a sociedade tão egoísta e não fazer a diferença entre os demais. A esperar horas no trânsito para chegar em casa, depois de um dia de trabalho, mas não procurar uma saída para essa situação. A ouvir muito sobre aquecimento global e não fazer nada para resolver esse problema que afeta o mundo inteiro. A ver os políticos corruptos do nosso país, roubarem nosso dinheiro cada vez mais e ficarmos quietos, a ver-los fazer tudo isso e não serem punidos. A ver a corrupção rolar solta no governo e não escolhermos com consciência políticos diferentes que vão fazer algo para ajudar a comunidade ou tentar resolver algum problema ao invés de somente roubar o nosso dinheiro.

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia!

Gabiih Daniele
Enviado por Gabiih Daniele em 04/12/2010
Reeditado em 22/11/2011
Código do texto: T2653140
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.