Um amigo é uma bênção que nos cabe cultivar no clima da gratidão
As palavras que se referem a gratidão e a amizade estão cada vez mais raras de vermos ser aplicadas ao quotidiano. Ao que me parece as pessoas andam pensando muito em receber gratidão, e nunca em dar sem retorno.
Vermos todos os dias casos de pessoas que se consideravam amigas se tornaram pessoas absolutamente estranhas. Aqui vale a pena discutir o que é amizade e o que é gratidão.
Amizade é um sentimento prazeroso e incondicional de felicidade que sentimos com a presença [física ou não] de uma pessoa. Amizade é ter vontade de agradar, de iluminar, de dar felicidade. É se sentir feliz pelo simples sorrir do outro. E esse “outro” não precisa ser uma pessoa “conhecida” para que seja amigo, para que receba esse amor que temos dentro de nós.
Agora vamos falar de gratidão. Sabemos que é agradecer sentir conforto em estar perto de algo ou alguém e sempre lembrar que isto deve ser cultivado com carinho. Lembrar. Acredito que a palavra gratidão está ligada a palavra lembrar . Pois sempre rememorando de onde vêm as nossas coisas e as pessoas que nos cercam podemos agradecer o fato disso tudo existir ao nosso redor.
Por isso amizade [que é coisa rara de se achar com sinceridade e pureza] deve ser tratada com carinho, amor, felicidade, compreensão e sempre agradecendo por estarmos acompanhados de pessoas que nos iluminam.
É necessário compreender as pessoas para sermos amigos, para que não ocorra o que foi citado no inicio do texto: uma separação brusca de seres que antes se davam bem. Sempre devemos nos dar bem com nossos irmãos. Agradecer por termos eles ao nosso lado é entender que temos uma missão juntos, uma pequeno pacto, um objetivo. Daí nascem os laços puros de amizades.
Falando de experiências empíricas, possuo amigos que mal conheço a face, que mal vejo. Mas que sempre estão em minhas orações, em minhas lembranças, em meus agradecimentos. Tenho pessoas ao meu lado que amo, mesmo sem ser correspondida [um pai, no caso], mas sempre desejo o bem e agradeço a pequena chance de vida que me foi dada por ele e por minha mãe [que hoje não se encontram juntos, mas que me propiciou ter mais um amigo fantástico: meu padrasto.]
Sim... crio meus sentimentos de amizade regados a gratidão de tê-los ao meu lado, na minha mente.... ou simplesmente por terem passado por ela.