OA SETE RAIOS NA UMBANDA

OS SETE RAIOS NA UMBANDA

OS SETE RAIOS

1º Raio – Alento Criador – IEMANJÁ / NANÃ

As forças que atuam na Lua originam-se de duas fontes planetárias que são: Vulcano, cuja função é de atuar no homem comum e não evoluído, Urânus que atua no homem dotado de Inteligência desenvolvida, capaz de um aprimoramento rápido na senda evolutiva. Cabe a esses Orixá estimular a sorte de vida, nas suas múltiplas manifestações que vão das mais ínfima expressão de vida ao mais poderoso dos seres criados. Sendo a Lua um corpo morto, sua atenção sobre a Terra só poderia expressar-se como intermediária de outros planetas, cabendo ao Sol uma partícula de si mesmo, nas noites de plenilúnio, onde a deusa dos amantes esplandece sua face iluminada.

2º Raio – Paz e Sabedoria – OXALÁ

Nunca, em tempo algum, necessitou a humanidade tanto de paz, como agora, voltados como estamos para as inferioridades da vida, esquecemos os preceitos áureos, que elevam e dignificam o ser humano, por exclusiva falta de sabedoria. O homem, aturdido nas disputas do dia-a-dia, nos anseios e desejos inconfessáveis, esquece o destino grandioso, que lhe está determinado, qual seja a introspecção e o balanço diário de suas ações. A refulgência do astro rei, o SOL empresta às ações deste maravilhoso orixá atitudes idênticas em perfeita consonância com as irradiações de OLORUN.

3º Raio – Poder Transformador – OMOLU

O grande laboratório da natureza está afeto à administração do grande Orixá Omolu, Senhor da desintegração e agente cármico a que todos os seres vivos estão subordinados. A percuciência de sua ação nada lhe passa despercebido; seu poder estende-se às mais variadas formas físicas terrestres possibilitando, assim, a libertação das moléculas que, por sua vez, irão constituir novos corpos.O planeta Saturno influi decisivamente na atuação do Senhor Omolu e tem nele a mais lídima expressão da sua influência na Terra.

4º Raio – Poder Mantenedor – OXOSSI / OSSÃE

Ao criar o planeta Terra, OLORUN determinou que o mesmo seria mantido por um Poder responsável; esse cargo coube a Oxossi, rei de todas os gazes cósmicos.Essa atribuição, que desempenha esse Orixá, merece os louvores do Poder maior, por dar por inteiro, com denodo nunca visto à sanha humana de querer destruir o patrimônio – fauna e flora – que o homem, na sua ganância e maldade, persiste em exterminar.O planeta Mercúrio influi na regência do Orixá Oxossi.

5º Raio – Harmonia e Justiça – XANGÔ / IANSÃ

O poder que enfeixa esse Orixá traduz-se na balança da justiça que ele usa com discernimento e propriedade, a fim de dirimir, punir faltosos e reconhecer méritos daqueles que os têm. Sendo agente direto do carma, sua propensão é trazer equilíbrio às ações humanas, auxiliando por Iansã, cuja sentença é: Ciência e Determinação.Tem no exercício do seu poder o influxo dos planetas Júpiter e Plutão.

6º Raio – Amor e Devoção – OXUM/ OXUMARÊ

Oxum recebe a influência maravilhosa do planeta mais brilhante do firmamento, conhecido por muitos nomes: Estrela Vésper, estrela matutina, estrela d'alva, Lúcifer, o portador da Luz e também conhecido por Vênus. Saudamos, pois no céu, a brilhante Estrela do Pastor, astro que os Caldeus veneravam entre tantos outros. Seu aparecimento na tela sideral corresponde ao nascer da aurora que aos sensitivos desperta sentimentos generosos, tendências para o amor divino, que suaviza, de algum modo, a vida dos humanos. Oxum e Oxumarê são os regentes naturais do 6º Raio.

7º Raio – Ritual e Magia – OGUN

Ogun constitui a expressão da vontade na manifestação interna e externa. Tem o seu poder assegurado em todo círculo, que representa a Vontade condicionada e a experiência através da síntese ritualística.

Julio Piovesan

Em colaboração à difusão do espiritismo,onde é espírita atuante, sem pretenções.