Por que não escreveu um texto sobre o dia da Consciência Negra?

Foi uma pergunta que recebi em meu e-mail, feita por alguém que me visita.

Eu sou afro-descente e só percebo a igualdade quando não há diferenças entre ninguém! Dizer que o negro precisa de um dia, que precisa de cotas para ingressar na universidade, nos concursos e nas empresas; isso é para mim o prenuncio da desigualdade, eu não quero um país, onde uns precisam ser tratados diferentes para terem seus direitos, eu quero um país onde possamos ser BRASILEIROS e não Negros, Índios, Brancos, Amarelos e outros; onde todos tenham DIREITOS e DEVERES, igualdade pra mim é igualdade para todos.

Ser igual significa não ser tratado diferente; significa poder ter acesso à educação, a saúde, a moradia, ao saneamento, ao lazer, ao trabalho – que é o mecanismo dignificador do homem, o ser humano precisa ser UTIL,...

Minha filha quer trabalhar, enquanto espera o resultado do ENEM, conseguiu o emprego na sua primeira saída para buscá-lo, mas foi impedida de fazer a carteira de trabalho no MINISTÉRIO DO TRABALHO daqui, porque eles só atendem quem pega a ficha pela manhã, detalhe eles só entregam 25 fichas por dia, olhei a minha volta e vi funcionários conversando, mexendo no computador, uma secretária que estava ali quase que inútil – porque ela se encontrava ali para anunciar aos que chegavam qual era o procedimento, mas ganhando gordos salários, isso é igualdade?

Para sermos iguais precisamos das mesmas condições, mas isso quer dizer que prefeitos, governadores, legisladores, membros do judiciário e presidente terão que trabalhar em prol do país, do povo, do bem-estar, da fraternidade.

Dar cota – significa não ter coragem de enfrentar o descaso do poder publico em relação à educação;

Dar um dia – significa considerar o outro digno de pena e não de respeito;

Eu sou brasileira, sou afro-descente, sou mulher, sou educadora, sou cidadã desse país e quero ser trata com respeito, quero que as pessoas lembre-se de quem sou primeiro: UMA FILHA DE DEUS COM COMPROMISSOS COMIGO, COM OS OUTROS, COM ESSE PAÍS E COM O MUNDO!

Respeito não se dá, se conquista, meu tio ensinou aos filhos: “Sejam dignos de respeito!” Teve 8 filhos e formou todos, detalhes são todos NEGROS, três são funcionários públicos federais, três funcionários públicos estaduais, e dois são empresários que geram empregos e contribuem com o progresso da cidade – a isso chamo RESPEITO, DIGNIDADE! E o quero todos os dias!

Um imenso abraço fraterno!