REDAÇÃO DO ENEM

REDAÇÃO DO ENEM 2010

Jonnez P. Bezerra

O tema para redação deste ano foi: “O trabalho na construção da dignidade humana”.

Gostaria de discorrer sobre outro tema, como não tinha outra opção escrevi o texto que segue:

O trabalho como forma de dar um fim as energias e aptidões que compõe o espírito humano, constitui em si uma atividade que em suma deve primar pelo direcionamento correto do indivíduo às suas potencialidades e limitações. Nisso pode-se dizer que o homem é feliz em seu ofício quando se realiza na plenitude de suas faculdades ainda em concordância com seus limitantes físicos e psicológicos.

A dignidade no trabalho é o resultado dessa realidade que se concretizada possibilita ao homem desenvolver em contento, suas potencialidades só possíveis se observado aquilo que por muito tempo se chamou de vocação, agora com o nome de aptidão como o resultado das ações e influências que o ser humano sofre no decorrer do tempo como a natureza (ambiente físico) e o meio social á qual pertence, compondo-lhe uma estrutura física e psicológica.

Assim o conceito “dignidade no trabalho” se torna relativo, pois à cada indivíduo, respeitando suas diferenças particulares e o que compões sua personalidade, cabe uma idéia diferente e pessoal daquilo que deva ser “trabalho digno”. (Isso decorre da contemporaneização de conceitos).

Só é possível garantir essa dignidade, com o sentimento de realização do homem, que apesar de compartilhar com seu próximo semelhanças vitais, apresenta peculiaridades que o distingue e torna nomeadamente único em sua própria espécie e nas demais.

jonnez
Enviado por jonnez em 07/11/2010
Reeditado em 09/11/2010
Código do texto: T2602763
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.