Fato curioso...

Hoje fiquei sabendo que um menino morreu após bater a cabeça num poste, detalhe ele tinha treze anos, o ônibus não tinha vidro, nem cinto, e a culpa é toda do motorista, que entrou em pânico e fugiu após o acidente.

Eu não faço defesa do erro, mas vamos dividir a culpa um jovem de treze anos não sabe que não pode pôr a cabeça pra fora do ônibus?

Um fato curioso ocorreu comigo há dois atrás eu fui a uma escola da periferia visitar uma amiga e na volta usei o coletivo (transporte publico, o famoso ônibus) que ao passar num ponto em frente a uma outra escola recolheu 20 jovens entre 10 a 15 anos de idade.

Assim que eles entraram no ônibus que estava com apenas seis passageiros além de mim e do cobrador e do motorista, eles começaram a dependurar-se na barra e a sentar no encosto do banco com os pés sobre a poltrona, que era acolchoada, então questionei o cobrador:

_ O senhor não vai fazer nada?

_ Fazer o que? Eles não respeitam ninguém! Se quiser pode falar com eles, mas cuidado, pois eles podem agredi-la.

Então o meu eu educadora não se segurou e eu falei:

_ Criançada vamos sentar direito nos bancos!

_ Senão o que tia? Perguntou um jovem com aproximadamente 15 anos.

_ Senão meu jovem seu pai vai ter que buscar você e seus coleguinhas na delegacia que é pra onde eu vou conduzi-los.

_ Mas quem é a senhora? Falou uma menina de onze.

_ Sou a delegada, por quê?

Imediatamente todos se sentaram como deviam, inclusive parou-se as macaquices e fez-se silencio.

Então aproveitei para dar uma aula sobre segurança e ao final deixei um recado:

_ Vou solicitar que um policial visite essa linha sem uniforme e identifique cada um de vocês então é bom que isso não ocorra novamente, certo?

Alguns responderam, mas os aplausos dos passageiros presentes foram à aprovação do ato.

O cobrador agradeceu-me e disse onde a senhora é delegada?

_ Lá em casa com meus filhos! Respondi baixinho para ele, que caiu na risada.

E quando eu descia do ônibus o cobrador gritou:

_ Vamos dar uma saúva de palmas para a nossa delegada que hoje pôs ordem no ônibus!

O aplauso foi quase geral.

Eu sai rindo da arte, mas preocupada com o comportamento inadequado de nossos jovens, seria bom que pais de vez enquanto seguissem seus filhos para ver como agem, alguns ficariam muito decepcionados.

Então eu volto a questionar isso é uma tragédia, mas não há só um culpado?

Que Jesus nos ilumine e me perdoe a mentira, que segundo minha amiga rendeu meses de tranqüilidade naquela linha!