Ode ao professor

Ser reverenciado como mestre em uma sala de aula não é, simplesmente, um dom e sim uma das melhores dádivas. Ser professor é conter nas mãos a chave para abrir uma fechadura com sucesso, ou seja, é ser a peça primordial na cadeia para a síntese de uma sociedade cada vez mais desenvolvida.

Durante os longos e estressantes anos de graduação juntamente com a pouca valorização dada ao profissional, muitos universitários pensam em desistir de seus objetivos, mas, quando vêem que podem através de seu intelecto mudar uma pequena parcela do mundo, correm em busca de um único alvo, a formação. Ser professor é ser um herói. Seja ele moderno, possuindo defeito ou até mesmo pagando as contas da TV. Esse é o melhor.

No mundo estudantil, o professor depara-se tanto com alunos objetivados, com propósitos e com alunos despretensiosos, que estão ali apenas para conseguir o diploma no final do ano. O paradoxo de interesses e contrastes é incrivelmente marcante numa sala de aula, mas, em grande parte das situações, o professor consegue com seu, inigualável, “jogo de cintura” assumir o controle e impor em seu território o dever que lhe foi cabido, sendo este o fator mais importante.

A desvalorização do moral do professor a cada dia vem se manifestando de forma significativa. O desrespeito, a falta de censo dos alunos frente aos educadores é comum, porém, mais marcante em instituições de caráter público do que privada. Além de toda essa aberração, ainda soma-se o desleixo, a desvalorização com o profissional, que para garantir o seu sustento familiar trabalha exaustiva e incessantemente às 24 horas do dia em três ou quatro instituições de cunho diferente.

A força de vontade e as ações dos educadores visam a conduzir a sociedade a um progresso futuro. Sempre lutando para que seu aluno conclua uma graduação numa universidade e, conseqüentemente, consiga um bom emprego com uma agradável remuneração. É comum observar que a felicidade do aluno inflama a do professor, estabelecendo assim uma relação mútua. Todos apresentam como lema um único objetivo, a efetivação da promessa feita no momento da formatura frente a amigos e familiares de que não hesitariam em impor raça, se necessário, na propagação do ensino.

Ser professor não é simplesmente ter um diploma universitário de licenciatura nas mãos, é bem mais do que isso, é ver o defeito e querer corrigi-lo mesmo que para tal seja necessário agir incessantemente sobre um mesmo foco, afinal esta é a sua função: corrigir o “dever de casa” que estava errado.

alex alves
Enviado por alex alves em 21/10/2010
Código do texto: T2569481
Classificação de conteúdo: seguro