E  QUEM  É  QUE  SABE ?

As folhas mortas rodopiam num baile sempre repetido ano após ano mas continuam a fascinar gerações de sonhadores que as vêem como pedacinhos de ouro oferecidos pela Natureza, todos os Outonos...

Folhas...

Foram verdes carregadas de nutrientes, alimentaram seres vivos...

Na maior parte das plantas é nas folhas que os sais minerais se transformam em matéria orgânica com a ajuda da clorofila e em presença da luz solar.
Assim aprendemos quando estudámos.
Parece tão fácil, não é? Os sais minerais a "transformarem-se" em matéria orgânica...
Mas não nos devemos iludir com a simplicidade aparente que estas palavras nos parecem transmitir.

Na Natureza nada é simples...

Batalhões de Cientistas estudam há gerações, tentando esmiuçar os segredos que ainda nos estão vedados. Muitos desses segredos já foram desvendados principalmente nos últimos anos graças não só pelo que foi descoberto ao longo de muitos estudos anteriores, como com a ajuda de novos equipamentos como os computadores.

A Natureza tem tantos elementos e tantas combinações entre eles que é um verdadeiro quebra-cabeças...
Os Cientistas vão sempre encontrando algo depois do que lhes parece ser a última fronteira...

Não basta aceitar que as enzimas fazem isto e aquilo. Há que perguntar-se de onde vêm elas, como se formam. Isto é apenas um exemplo!

E as hormonas? São tantas e na verdade elas comandam tanta coisa... Quando julgamos ser os donos das nossas vontades e desejos, não estamos senão a ser comandados por elas... Desde o simples desejo de comer um bocadinho de chocolate ao desejo de deixarmos descendentes... Neste segundo caso, a Natureza é sábia e prega-nos "rasteiras" fazendo-nos sentir atracção por A ou B... A nós, mulheres, a Natureza prega-nos partidas muito simpáticas como esta: a partir de uma certa idade só sonhamos e desejamos ter bebés! Tão lindos, tão queridos, tão fofinhos... E não descansamos enquanto não arranjamos um ou dois ou vários! Nessa altura não nos lembramos que os bebés crescem... São bebés tão pouco tempo... Mas se não fosse assim, quem se aventuraria numa empresa tão complicada que é criar filhos? "Uma perna partida cura-se, um filho é para toda a vida", diz a minha mãe! Mas, no entanto, a maior parte de nós os quer...
O que nos acontece, acontece com todos os animais... Não somos assim tão diferentes uns dos outros. Claro que me refiro à parte biológica!

Este planeta que habitamos é uma verdadeira maravilha, cheio de Vida até onde conseguimos perceber e ir. A Vida brota até em condições tão extremas que aqui há anos atrás nem podíamos imaginar!

E depois disto vêm as perguntas que nos assaltam desde que pensamos:
_O que é a Vida?
_De onde veio a Vida?
_Quem ou o que criou a Vida?
A Vida, aquela chispa que faz os seres nascerem, crescerem, alimentarem-se, reproduzirem-se... E quando a chispa desaparece, vem a morte.
Continua a ser um mistério. Ainda ninguém a conseguiu explicar...

Este texto é apenas o passar para palavras o que penso, o que pensamos todos. Não pretende ser científico nem trazer novidades... Apenas simples pensamentos, como já referi.

Beijinhos,

Teresa Lacerda
Enviado por Teresa Lacerda em 21/10/2010
Reeditado em 21/10/2010
Código do texto: T2569017
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.