Desvendando mistérios 1 e 2

Da série "Desvendando mistérios" Red 1

SOBRE O NARIZ

* Para que Serve ?
Fungar, coçar, fazer plástica, levar soco, assoar, espirrar, servir de referência para fazer caricaturas, levantar quando fazendo pouco caso, apoiar os óculos, meter o dedo, pingar remédio, bater com ele na porta, fazer ditos, ser chamado de tromba, identificar dotes de bruxa (quando muito grande e torto), cheirar e respirar.

* Origens
A palavra nariz vem da remotíssima língua raamal ou ramaal (até hoje paira a dúvida quanto a localização exata dos dois “a” falada pelos alérgicos arameus, através da denominação naharichtz – o “richtz” deve ser pronunciado como o som de um retumbante espirro proveniente de uma rinite de dois dias. Depois passou para nai-ai-ai-ruzitz por obra do imperador gago Ruzitz III, já então a civilização Graã. Feleneu, portador do menor nariz de monarca que se tem notícia na história, resolveu adaptar o tamanho da palavra ao do seu nariz e os felênicos tiveram que passar a chamá-lo de “nriz”. Daí para nariz foi um pulo. Pulo que passou pelo latim antigo, mais antigo do que o próprio latim – narizae ou narizararum quando referindo-se a dois ou mais narizes dos grandes. Depois veio o latim, o francês, o português, o lenço de papel, a plástica e chegamos à atualidade e eu a uma dúvida: nariz ou “naris”?

Outra versão é que a palavra nariz vem da Gruécia – país precursor da Grécia – através do avantajado nariz da princesa gruega Náriz Guldha, a primeira dama a admitir na imprensa falada (não havia jornal à época) que, quando resfriada, assoava-o ruidosamente. Consta inclusive que ela tinha o corpo muito pequeno para o tamanho do seu nariz.
Bem, vou ficando por aqui, porque já estou metendo o nariz onde não sou chamado.
________________________________________________________
Desvendando Mistérios Red 02 Afinal, o que é jerumenha?

Existe uma cidade no interior do Piauí chamada Jerumenha. Alguns mapas mais detalhados até trazem um pontinho com este nome. Acho que sou dos poucos brasileiros vivos, exceto os ali nascidos ou nas redondezas, que conhecem Jerumenha, o que creio me dá o direito de pensar: além de nome de cidade, o que poderia ser Jerumenha?
Quem sabe uma peça de motor de carro, peça pequenininha, mas fundamental para ele andar. Entupiu a jerumenha, ele pára. Ou então pode ser um adjetivo similar a ruim, droga, porcaria. Quem sabe também uma articulação do quadril perto do ilíaco que é muito sensível, desloca à-toa Além desses significados possíveis, pode-se pensar em outros, tais como:

Dois alpinistas
- Trouxe a jerumenha?
- A juru o quê?
- Vamos, passe a jerumenha, rápido, senão vamos cair.

No médico
- Doutor, ele está com um febrão danado. Acho que pegou foi uma jerumenha braba, estas bolinhas vermelhas...

No safári
- Ontem cacei duas perdizes e três jerumenhas.

Na sorveteria
- Temos sorvete de graviola, fruta-do-conde e de jerumenha.

Na farmácia
- O senhor tem a loção Jerumenha para queda de cabelos?

Em casa
- Meu filho, não fique fazendo jerumenha. Hoje você vai para a escola. Nada de jerumenha!

No sítio
- Vamos de charrete ou de jerumenha?

No bar
- Eu quero uma caninha.
- E eu, uma Jerumenha com gelo.

Na praia
- Que tal a nova namorada?
- Mais ou menos. Beijava legal, mas "tava" com uma jerumenha daquelas debaixo do braço.

No vôlei
- Atenção, meninas, forcem as cortadas na entrada de rede e as tintas para completar com uma jerumenha rápida em dois tempos.

Na livraria
- O senhor tem aí Jemmenha?
- Não, aqui é livraria, a quitanda é ao lado.
ou
- Não, a loja de ferramentas é no andar de cima.

A minha empregada achou isso tudo uma falta de respeito, ficou séria e falou: - Isto não se faz! Santa Jerumenha...

 
Karpot
Enviado por Karpot em 29/09/2010
Reeditado em 22/01/2015
Código do texto: T2527816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.