Fundamentalismo Religioso

Já estamos no século XXI e a luta por uma só ideologia ainda continua. De que adianta ter o fundamento em suas mãos se na prática ele nem sequer é lembrado? Um peculiar ponto -discutido neste debate com os alunos da FABAT e com o Teólogo Dr. Delambre de Oliveira- foi a diferença de fundamento para fundamentalismo. Lembro-me que o sufixo "ismo" já nos remete a um sentido pejorativo, assim, basta buscar a definição de fundamentos para a compreensão.

Contudo, voltamos a História, a fim de uma maior amplitude e profundidade neste breve diálogo de 30 min. Cabe aqui ressaltar que as religiões possuem cada uma os seus fundamentos em que se baseiam suas verdades, o problema não é a crença em si de uma única e absoluta verdade, mas sim o que se pode fazer em prol desta verdade que não muda, nem se mistura, pois já está completa e perfeita.

Recentemente "é sabido" àqueles que estão conectados aos últimos acontecimentos (ou escândalos midiáticos) que um pastor ianque (norte-americano) desejou queimar o livro sagrado dos islâmicos, o alcorão, em forma de protesto à religião que segundo seus conceitos levou a tragédia do ataque às torres gêmeas (World Trade Center) no dia 11 de setembro de 2001.

Quase uma década já passada e a dor e raiva ainda não foram superadas. Vale-se observar o quanto é difícil ultrapassar os limites da cultura em que se está inserido. Desde 2001 se nota filmes em que este atentado é mencionado, discretamente ou não, produzido pelos EUA. Ou seja, a revolta e a tentativa de valorização do status conquistado mundialmente formam em termos de cultura a sociedade ianque.

Apenas com tais linhas acredito que seja possível sintetizar este denso conteúdo com as palavras respeito e humildade. Pois, se acima de toda cultura, nação, ideologia, crença, fé e pensamento, se houver o devido respeito à utopia (para a grande maioria) de um mundo melhor, mais unificado ou globalizado, onde as diferenças não são vistas como problemas, mas sim como oportunidades para uma verdadeira unicidade nesta imensa pluralidade. =]

As pessoas, de fato, serão mais felizes e mais conscientes de suas responsabilidades consigo mesmo e com toda a humanidade, provavelmente baseada em seus fundamentos religiosos que na maioria das vezes são até universais.

Priscila Guerra Prado
Enviado por Priscila Guerra Prado em 10/09/2010
Código do texto: T2489910