A Melhor Faze da Vida!

A melhor faze da vida, muitas pessoas se perguntam se a melhor faze da vida seria na 1ª Idade, outras se questionam se seria na Adolescência, outras seria na Juventude, outras se seria na 3ª Idade. A verdade é que em todas essas encontramos a “Melhor faze da Vida”.

Na 1ª Idade não temos que nos preocupar com nada, exceto chorar para conseguirmos nos comunicar com os “grandes”; estamos sempre protegidos, passamos de um colo para o outro, sempre conquistando a admiração. Por mais que não buscamos, mas sempre nos tornamos o centro das atenções. Todos querem nos fazer um agrado, uma brincadeira “boba”, e nós sem entender nada achamos graça em tudo. É isso que nos faz sermos tão queridos.

Com o passar dos anos saímos da faze de criança e começamos a nos tornar um pouco mais responsáveis. Aos 6 anos já entramos na escola, tudo é novidade. Aos 9 anos já sabemos ler, escrever, nos comunicar melhor com as outras pessoas. Aos 10 anos começamos a enxergar aquela coleguinha de um modo diferente. Notamos que ela tem um sorriso lindo, tem um jeito diferente ser; quem sabe é o nosso “primeiro amor”. Mas ainda somos muito novos para saber exatamente o que é isso.

Entramos agora na adolescência, acabamos de entrar numa faze tão complicada quanto “Teorema de Pitágoras”, é nessa faze que vemos o nosso corpo se transformar, pêlos e outras coisas evoluem em nosso corpo. Estamos nos tornando adultos. Agora nessa faze, aquele “amor dos 10 anos” já não existe, estamos em outra. Queremos mesmo é curtir a vida, responsabilidade zero. Tudo é festa, mas as conseqüências de nossos atos serão implacáveis. Afinal de contas não somos mais crianças. Agora somos quase adultos; temos que aprender o que é responsabilidade, pois daqui uns anos seremos adultos como nossos pais. Teremos que ter um emprego, uma profissão, uma forma de sustentar uma família. Afinal de contas um dia iremos nos casar.

Tornamos-nos agora adultos, e sobre nós pesa uma grande responsabilidade, não estamos mais 100% protegidos. Agora temos que responder por nossos atos. Vamos mostrar nosso potêncial, vamos mostrar tudo o que aprendemos de nossos pais, de nossos estudos, é hora de colocar em prática todo o nosso conhecimento. Muitos de nós vai se casar, sustentar um lar com o “suor” de nosso trabalho. Não será uma tarefa fácil, daqui uns anos seremos pais e teremos a responsabilidade de educar, alimentar, de dar condições para que nossos filhos cresçam e se tornem Homens e Mulheres de caráter. É bem verdade que nem tudo saíra conforme nossos planos, mas faremos o possível para que de tudo certo.

Depois de formar um lar, criar nossos filhos vê-los crescer, se tornarem independentes, terem suas próprias vidas, notamos que agora não temos mais aquele vigor que tínhamos aos vinte anos de idade. Os anos que se passaram nos deixaram cansados, frágeis, nossa pele toda enrugada, nossas vistas cansadas, nossas forças agora limitadas nos dizem que é tempo de descansar um pouco, é tempo de voltar a “ser criança” é tempo de passar experiências para os mais novos. E é exatamente agora que temos tempo de ver tudo o que construímos no decorrer de toda a nossa vida. E é agora que vamos sentir o reflexo, os sintomas de toda a nossa extravagância que fizemos quando ainda tínhamos muita saúde e força...

Chegamos agora ao fim de nossa estada, já estamos agora perto dos 98 anos, quase um século de vida. Já vimos muitas coisas acontecerem e estamos aguardando o nosso tempo de “ir embora”, sentimos um ar de “missão cumprida”. E por fim nos despedimos de todos e partimos para uma nova vida que não conhecemos.

Agora eu digo que a melhor faze da vida, não é definida apenas em um momento, mas sim em cada momento especial que nos ocorre desde o dia em que respiramos pela primeira vez, até ao dia em que respirarmos pela última vez.

Um abraço a todos vocês!

Lucas de Oliveira
Enviado por Lucas de Oliveira em 07/09/2010
Reeditado em 07/09/2010
Código do texto: T2483649
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.