Sociedade violentada
..."Garoto é assassinado com 15 tiros", "Criança é estuprada pelo pai", "Adolescente aborta com agulha de tricô". Esses são casos que lemos e ouvimos todos os dias, através dos meios de comunicação.
Segundo a Bíblia, a violência começou quando Caim matou seu irmão Abel simplismente por inveja. a inveja e a ambição nos tornam violentos e agressivos por motivos banais. Uma pequena discussão, por razões fúteis, pode ocasionar um homicídio: crime mais grave segundo o código penal. Além dele, existem outros tipos de violência, como a violência verbal, sexual e até mesmo em nosso lar, violências essas que mexem com nosso psicológico.
A violência no meio em que vivemos não é solucionada de forma justa. A impunidade proporciona revolta nas pessoas que foram violentadas ou parentes das vítimas.
A violência social reflete a desigualdade social, discriminação, a falta de consciência dos governantes e "patrões", a falta de compaixão. Uma alienação, onde uns crescem cada vez mais, enquanto outros vivem numa decadência lastimável, agentes passivos e ativos do mundo violento.
O homem tenta acabar com a violência, agindo com violência, resolvendo discordâncias culturais e religiosas com guerras. Perdeu o sentido da vida, em busca da paz se fecham em condomínios, cercam-se de segurança. Pode-se assim extinguirmos a violência?