Desabafo sobre Eleições

E assim caminhamos para mais uma eleição. Animados para decidir o futuro da nação? Eu bem que gostaria de estar. Não vejo ninguém que mereça meu voto. Mas tenho o direito de votar, sim, um direito obrigatório, mas um direito, um direito imposto, um direito forçado. Você votaria se não fosse obrigado?

Ainda não sei em quem votar, e muitos me falam: “como pode isso, ainda não escolheu ninguém? Como você vai melhorar o país assim?” Bem, pode ser que eu ajude a melhorar começando por tentar entender o porque da obrigatoriedade do voto, o porque da corrupção, o porque de tanta reclamação que não está gerando mudança. A ilusão de decidir o futuro do país com o voto já criou raízes. E a democracia fétida que temos já iludiu boa parte das pessoas. Mas não podemos criticar, poderia ser muito pior, pelo menos podemos votar, não estamos sob um regime autoritário, ditatorial. Ah sim, como se abusos só ocorressem em um regime ditatorial. Podem não agredir nosso corpo, mas dilaceram nossas mentes se deixarmos, nos chamam e otários na cara, brincam de governar, jogam migalhas ao povo para garantir popularidade. Não fazem nada além da obrigação como governantes, e vangloriam-se disso como se tivessem descoberto a cura de alguma doença, ou descoberto vida em outro planeta.

Mas imagine quanta pretensão seria criticar a democracia, uma falta de juízo sem dúvida. Mas há liberdade de expressão, ou pelo menos havia, e criticar o que não cheira bem para que se tome uma atitude não é errado, pelo menos não deveria ser. Concordo com o grande escritor, Saramago, que disse certa vez que vivemos numa falsa democracia, e que nossa participação se resume em tirar um governo do poder e colocar outro que talvez será melhor. E assim vamos dando murros na ponta das facas. Afinal somos brasileiros, e não desistimos nunca. Mas que bom seria se desistíssemos de ver nossa mãe gentil sendo estuprada, se desistíssemos de ser molestados e abusados durante a vida.

Não peço que concorde ou aceite o que aqui escrevi, foi somente um desabafo.