A questão do bullying

Hoje, discute-se bastante um grave problema há tempos presente nas escolas: o bullying. Essa questão nos leva a ver que os colégios precisam, além de transmitir as disciplinas curriculares, ensinar os estudantes a respeitar uns aos outros, mostrando que não se deve dominar nem se permitir ser dominado por ninguém.

Os pais devem se unir aos profissionais da educação na missão de identificar e combater situações onde haja bullying, o qual não deve ser tolerado, por ser uma covardia e um desrespeito à dignidade da pessoa humana, podendo ocasionar distúrbios emocionais, como baixa autoestima ou depressão. Necessita-se oferecer apoio às vítimas, mostrando-lhes que têm direitos a ser respeitados e jamais culpaá-las, ou elas poderão entender que merecem ser intimidadas. Os agressores, por sua vez, não podem se sentir livres para ridicularizar ou agredir os colegas, senão, acabarão por se julgar acima de punições e reprimendas.

Noções de cidadania se adquirem desde cedo e, naturalmente, quem, na infância, não aprendeu a desenvolver com seus semelhantes uma relação igualitária e de respeito, não será um cidadão consciente de seus deveres