Caridade e Solidariedade

Enquanto muitas pessoas vivem para trabalhar, buscando uma melhor qualidade de vida, aumentar sua conta bancária ou resolver seus problemas, alguns poucos deixam de lado seu lazer, seus problemas e até seus afazeres, para realizar algum trabalho voluntário, e assim tentar fazer nosso mundo melhor, seja matando a fome de uma criança ou lutando pela preservação da natureza.

Ser voluntário não significa ser bonzinho ou ter pena do próximo, ser voluntário é mais que ajudar, é ser mais humano, é aprender a compartilhar, é entender as necessidades e dificuldades do outro. Somos um só povo com mais de seis bilhões de indivíduos vivendo em um mesmo local, compartilhando as mesmas coisas; Sendo assim queira ou não a atitude de um indivíduo pode afetar milhares de outros.

Os problemas não faltam: Guerras, drogas, crises econômicas, desastres ambientais. Mesmo assim as pessoas tendem a “fechar os olhos” para os problemas e viver em seu “mundinho intocável” como se não houvesse mais nada. Toda essa falta de atitude é causada pelo nosso egoismo racional, e pela “sede de poder”, essas atitudes nos tornaram seres humanos individualistas e mesquinhos capazes das maiores atrocidades para poder se destacar ou “crescer na vida”.

Portanto, cabe a todos nós o dever de ajudar, de sensibilizar-se com os males do nosso mundo. Sendo assim viveremos em um mundo mais solidário e verdadeiramente humano. Como dizia Bob Marley “ Unidos venceremos, separados cairemos”.

Arthur Luz
Enviado por Arthur Luz em 23/08/2010
Reeditado em 15/03/2012
Código do texto: T2454473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.