Um fator essencial

Educar é proporcionar os meios para que os jovens possam cuidar de si mesmos, encontrando seus rumos, sendo capazes de se orientar e, um fator essencial da educação é ministrar uma instrução sexual adequada, considerando-se com muita seriedade a maneira como ensinar a eles a importância do sexo nas nossas vidas.

Uma boa educação sexual não consiste apenas em explicar como funcionam os hormônios, fases da reprodução, métodos anticoncepcionais ou de prevenção contra doenças como a AIDS ou a sífilis. Precisa-se deixar claro que ele faz parte da vida, devendo ser experimentado com responsabilidade. Infelizmente, apesar dos avanços, persistem tabus e preconceitos que impedem que se fale com naturalidade acerca do sexo. Consequentemente, prejudica-se a compreensão sobre assunto tão importante.

Adolescentes sentem curiosidade a respeito de tudo que envolve o relacionamento entre pessoas, necessitando de quem lhes explique o que estiverem dispostos a perguntar, principalmente porque, nos tempos atuais, eles estão se iniciando cada vez mais cedo na vida sexual, embora, quase sempre, não tenham a necessária maturidade nem segurança.

Cabe aos pais e educadores conversar com eles abertamente, tomando o cuidado de respeitar suas intimidades, ensinando que o sexo não deve ser tratado como algo sujo nem de forma libertina, sendo indispensável que haja respeito por si próprio e pelo parceiro, mostrando claramente que, se for feito de maneira saudável, será prazeroso.