Introdução das novas tecnológias na escola

As novas tecnologias apresentam-se como um artefato emergente na sociedade, com grande poder de sedução, inebriando primeiro, os profissionais da informática, logo em seguida o comércio eletrônico, depois o jornalismo eletrônico que substituiu o jornal de papel. Todos estes profissionais, através de setores tiveram como finalidade utilizar as novas tecnologias para agilizar suas operações pelo mundo ou simplesmente mostrar que não estão fora de moda ou ultrapassados.

A educação, por sua vez, aos poucos foi se tornando aliada consistente neste universo com tantas opções e facilidades de obter conhecimentos e informações. Contudo, é necessário que se faça distinção entre conhecimento e informação, uma vez que, o primeiro compreende uma completa absorção do que se leu, com o propósito de mudanças de condutas; a segunda, se revela como mera e passageira informação sem muito significado, isso porque, os meios de comunicação virtual, como por exemplo, a internet, é colocada diariamente uma gama de informações diversificadas.

Como mediadora do processo tecnológico nas escolas, a educação tem papel importante quanto ao uso destas tecnologias, as quais sejam inseridas no processo ensino-aprendizagem, de forma a contribuir para a formação do aluno como cidadão imerso às novas tecnologias. Assim, com o advento das mídias nas escolas o objetivo é planejar de forma adequada para que sejam bem empregadas e não tenha efeito contrário ao que se deseja.

Existem várias maneiras de se planejar conteúdos em sala de aula usando as mídias de forma correta e coerente. Mas, muitas vezes os alunos não têm acesso aos recursos tecnológicos existentes na escola porque são feitas várias restrições ao uso das mesmas e às máquinas que existem, devido à preponderância da mentalidade de muitos dos administradores escolares, acostumados aos regulamentos e proibições do ambiente escolar, considerando assim, professores e alunos como meros consumidores desses caros artefatos tecnológicos.

O trabalho dos professores que estão comprometidos com a educação fica limitado de seguir o desenvolvimento tecnológico devido aos fatores acima citados, impedindo assim, de propiciar aos seus alunos um ambiente favorável à criatividade, fazendo com que os mesmos usem a imaginação, desenvolvam sua capacidade de criar e explorar os ambientes virtuais aos quais são natos nesta nova sociedade.

Portanto, as escolas têm como tarefa prioritária vencer os desafios propostos pela nova educação tecnológica, aplicando formas inovadoras de lidar com o processo ensino-aprendizagem com o auxílio das mídias educacionais.

Elaine Morais
Enviado por Elaine Morais em 13/08/2010
Código do texto: T2436521
Classificação de conteúdo: seguro