Integração de mídias digitais na educação

As diferentes mídias que emergem na educação, exigem do docente um conhecimento técnico sobre como lidar com os equipamentos tecnológicos. Hoje, existem várias escolas com equipamentos disponíveis para uso, porém muitas vezes esquecem que o docente precisa de curso na área tecnológica, para que possa aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de atividades.

Caso o docente seja desprovido deste conhecimento, e é impulsionado a fazer uso das mídias, perderá tempo em ficar tentando acertar no tempo real de aula, além do constrangimento diante de seus alunos, pois os mesmos chegam à escola com certo conhecimento sobre mídias. Neste caso, é preferível que o docente não introduza o uso das tecnologias sem se planejar e muito menos sem conhecimento do manuseio destas práticas.

Diante do conhecimento sobre mídias e com planejamento pertinente, o docente propõe projeto que envolva todas as disciplinas, proporcionando ampliar os objetivos propostos para as todas as áreas do conhecimento. Desta forma, é necessária a cumplicidade de todos os docentes da unidade de ensino para que possam juntos desenvolver ações que levem aos resultados almejados. A tarefa é difícil, pois muitos não aderem ao projeto por algum motivo e fica pendente a interdisciplinaridade. Mas, é preciso ânimo nos desafios que possam aparecer.

Contudo, o desenvolvimento de projetos é o caminho de integração do conhecimento com a prática através das mídias que a escola oferece e que estejam ao alcance de todos. Além de propiciar um aprendizado agradável e prazeroso para os alunos, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento do conhecimento com as práticas do cotidiano.

Através destes projetos, as metodologias vão sendo modificadas, a fim de melhorar no processo ensino e aprendizagem. O reflexo destas práticas desviará as arcaicas formas de conduzir o conhecimento, pois, a melhor forma de atualizar as práticas pedagógicas em sala de aula é trazer as novidades tecnológicas para inseri-las neste processo.

Portanto, é necessário um planejamento prévio e seguro, para desenvolver atividades com auxílio das mídias educacionais, favorecendo uma aprendizagem eficaz com alcance dos objetivos propostos.

Elaine Morais
Enviado por Elaine Morais em 13/08/2010
Código do texto: T2436508
Classificação de conteúdo: seguro